
ADVERTÊNCIAS TERRAMICINA ORAL
Caso haja insuficiência renal1, mesmo as doses usuais (oral ou parenteral) podem conduzir ao acúmulo excessivo do medicamento no organismo, levando a possível toxicidade2 hepática3. Em tais circunstâncias, doses totais menores que as habituais são indicadas e, caso o tratamento seja prolongado, são aconselháveis determinações dos níveis séricos do medicamento. Fotossensibilidade, manifestada por reação de queimadura solar exagerada, foi observada em alguns indivíduos que receberam tetraciclinas. Pessoas que comumente se expõem diretamente à luz solar ou à ultravioleta devem ser alertadas quanto a esta possível reação. A ação antianabólica das tetraciclinas pode causar aumento do nitrogênio uréico sérico. Embora isto não represente um problema quando a função renal4 for normal, nos pacientes com insuficiência renal1 significante, níveis séricos mais altos de tetraciclina podem conduzir à azotemia, hiperfosfatemia e acidose5.
Terramicina® (cloridrato de oxitetraciclina) xarope contém metabissulfito de sódio, um sulfito.
USO EM RECÉM-NASCIDOS, PRIMEIRA INFÂNCIA E CRIANÇAS
O uso de tetraciclinas durante o desenvolvimento dos dentes (metade final da gravidez6, primeira infância e até os 8 anos) pode provocar coloração permanente dos dentes (amarelo-cinza-castanho). Esta reação indesejável é mais freqüente com o uso a longo prazo, mas também tem sido observada após repetidos tratatmentos de curta duração.
Hipoplasia7 do esmalte8 dos dentes também foi descrita. As tetraciclinas, portanto, não devem ser empregadas neste grupo etário, a não ser que outros medicamentos não se mostrem eficazes ou sejam contra-indicados. Todas as tetraciclinas formam um complexo estável com cálcio em todo tecido ósseo9 em formação.
Uma redução na velocidade de crescimento da fíbula10 foi evidenciada em prematuros que tomaram tetraciclina oral em doses de 25mg/kg a cada 6 horas. Esta reação mostrou-se reversível ao se interromper o medicamento.