
POSOLOGIA TERRAMICINA ORAL
O tratamento com Terramicina® oral (cloridrato de oxitetraciclina) deve ser mantido por no mínimo 24-48 horas até o desaparecimento dos sintomas1.
Crianças acima de 8 anos: A dose diária usual é 25-50 mg/kg de peso corporal divididos em quatro doses iguais.
Adultos: A dose usual de Terramicina® oral (cloridrato de oxitetraciclina) é de 1-2 g divididos em quatro doses iguais, dependendo da gravidade da infecção2.
A dose diária total deve ser administrada em doses fracionadas iguais, a cada 6 horas, embora em adulto com infecções3 de moderada gravidade é possível a administração da dose normal de 1 g/dia dividido em 500 mg duas vezes ao dia.
Para o tratamento de brucelose a administração de Terramicina® oral (cloridrato de oxitetraciclina) 500 mg, quatro vezes/dia por três semanas, deve ser acompanhada de 1 g de estreptomicina via intramuscular duas vezes ao dia na primeira semana e uma vez ao dia na segunda semana.
Para o tratamento de infecções3 gonocócicas recomenda-se Terramicina® oral (cloridrato de oxitetraciclina) 500 mg, 4 vezes ao dia durante sete dias, perfazendo a dose total de 14 g.
Para o tratamento de sífilis4 recomenda-se Terramicina® oral (cloridraro de oxitetraciclina) 500 mg, 4 vezes ao dia por 15 dias. Recomenda-se monitorização cuidadosa, incluindo testes laboratoriais.
Cuidados de Administração:
A administração de adequadas quantidades de líquido com a forma cápsulas é recomendada para facilitar a diluição da droga e reduzir o risco de irritação e ulceração5 esofágica (vide Reações Adversas).
Os alimentos e certos laticínios também interferem com a absorção da droga. Assim as formas orais de Terramicina® (cloridrato de oxitetraciclina) devem ser dadas uma hora antes ou duas horas após as refeições. Em pacientes com insuficiência renal6 (vide Advertências) a dose total deve ser reduzida quer pela diminuição das doses individuais recomendadas e/ou pelo aumento do intervalo entre cada dose.