CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS TOBRADEX

Atualizado em 25/05/2016

Os corticóides suprimem a resposta inflamatória a uma variedade de agentes e provavelmente retardam o processo de cura. Como os corticóides podem inibir o mecanismo de defesa orgânica contra infecção1, pode ser aconselhável o uso concomitante de um antimicrobiano se esta inibição for considerada clinicamente significante. A dexametasona é um potente corticóide. O componente antibiótico da associação (tobramicina) é incluído para agir contra organismos sensíveis. Os estudos in vitro têm demonstrado que a tobramicina é ativa contra cepas2 sensíveis dos seguintes microrganismos:

Staphylococci, incluindo S. aureus e S. epidermidis (coagulase-positivos e coagulase-negativos), inclusive cepas2 resistentes à penicilina.
Streptococci, incluindo algumas espécies do Grupo A beta-hemolíticos, algumas espécies não hemolíticas e algumas cepas2 de Streptococcus pneumoniae.
Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Enterobacter aerogenes, Proteus mirabilis, Morganella morganii, a maioria das cepas2 de Proteus vulgaris, Haemophilus influenzae e H. aegyptius, Moraxella lacunata e Acinetobacter calcoaceticus e algumas espécies de Neisseria.

Os estudos de sensibilidade bacteriana demonstram que, em alguns casos, os microrganismos resistentes à gentamicina permanecem susceptíveis à tobramicina.

Nenhum dado sobre a extensão da absorção sistêmica de TOBRADEX Suspensão Oftálmica Estéril e Pomada Oftálmica Estéril está disponível; porém sabe-se que alguma absorção sistêmica pode ocorrer com drogas de aplicação ocular.

Se a dose máxima de TOBRADEX Suspensão Oftálmica Estéril for administrada nas primeiras 48 horas (duas gotas em cada olho3 a cada 2 horas) e ocorrer absorção sistêmica completa, o que é muito improvável, a dose diária de dexametasona será de 2,4 mg. A dose fisiológica4 de reposição usual é de 0,75 mg por dia.

Se TOBRADEX Suspensão Oftálmica Estéril for administrado após as primeiras 48 horas, duas gotas em cada olho3 a cada 4 horas, a dose administrada de dexametasona será de 1,2 mg por dia.
A dose de TOBRADEX Pomada Oftálmica Estéril administrada em ambos os olhos5 quatro vezes por dia corresponde a  0,4 mg de dexametasona por dia.

- RESULTADOS DE EFICÁCIA:

Estudo clínico duplo-cego e randomizado6, comparando a segurança e a eficácia da suspensão oftálmica de tobramicina-dexametasona, em relação à suspensão oftálmica de dexametasona-neomicina-polimixina na prevenção de infecção1 pós-operatória, redução da inflamação7 pós-operatória e outros sinais8 e sintomas9 associados à cirurgia de catarata10, demonstrou que não existem diferenças estatisticamente significantes entre os dois tratamentos, sendo ambos seguros e eficazes (1). Estudo in vitro comparando a toxicidade11 dos antibióticos aminoglicosídeos neomicina, gentamicina, tobramicina e amicacina no epitélio12 corneano demonstra que a tobramicina é o antibiótico de escolha no tratamento da ceratite bacteriana suceptível (2).


STEWART RH, et al. Eficiência e segurança da suspensão oftálmica de tobramicina-dexametasona (Tobradex) na prevenção de infecção1 e redução da inflamação7 após a cirurgia da catarata10. Arq. Bras. Oftal, 51(2): 59   64, 1988.
LASS JH, et al. An in vitro analysis of aminoglycoside corneal epithelial toxicity. Curr Eye Res. 8(3):299-304, Mar.1989.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
3 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
4 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
5 Olhos:
6 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
7 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
8 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
9 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
10 Catarata: Opacificação das lentes dos olhos (opacificação do cristalino).
11 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
12 Epitélio: Uma ou mais camadas de CÉLULAS EPITELIAIS, sustentadas pela lâmina basal, que recobrem as superfícies internas e externas do corpo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.