PRECAUÇÕES ZADITEN

Atualizado em 25/05/2016

Quando for iniciado o tratamento a longo prazo com ZADITEN, os medicamentos antiasmáticos, profiláticos e sintomáticos, já em uso, não devem ser subitamente retirados. Isto se aplica especialmente a corticosteróides sistêmicos1, devido à possível existência de insuficiência2 adrenocortical nos pacientes esteróide-dependentes; em tais casos, a recuperação de uma resposta adreno-hipofisária normal ao estresse pode levar até um ano.
Nos primeiros dias de tratamento com ZADITEN, as reações dos pacientes podem ser diminuídas. Por isso, é necessário cautela na condução de veículos, operação de máquinas, etc.
Em raros casos de pacientes recebendo ZADITEN concomitantemente a agentes antidiabéticos orais3, foi observada  queda reversível na contagem de plaquetas4. Portanto, devem ser feitas contagens de plaquetas4 em pacientes sob tratamento concomitante com antidiabéticos.
Embora o cetotifeno não apresente efeito sobre a gravidez5 e desenvolvimento peri ou pós-natal, nas doses toleradas pelos animais, não foi estabelecida sua segurança na gravidez5 humana.
ZADITEN somente deve ser administrado na gravidez5 quando houver indicação absoluta.
O cetotifeno é excretado no leite materno; portanto, as mães que recebem ZADITEN não devem amamentar.

- Interações
ZADITEN pode potencializar os efeitos de depressores do sistema nervoso central6, anti-histamínicos e álcool.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
2 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
3 Antidiabéticos orais: Quaisquer medicamentos que, administrados por via oral, contribuem para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais. Eles podem ser um hipoglicemiante, se forem capazes de diminuir níveis de glicose previamente elevados, ou um anti-hiperglicemiante, se agirem impedindo a elevação da glicemia após uma refeição.
4 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.