INFORMAÇÃO AO PACIENTE OTRIVINA

Atualizado em 25/05/2016

O produto deve ser protegido do calor. Não utilizar o produto após a data de validade impressa no cartucho e, após aberto o frasco (solução) ou a bisnaga (gel), o conteúdo somente pode ser utilizado durante um mês.Informe ao seu médico se estiver grávida, amamentando ou se ocorrer gravidez1 durante o tratamento. Não se recomenda o uso de OTRIVINA durante a gravidez1.
OTRIVINA age rapidamente após a aplicação e seu efeito descongestionante prolonga-se por até 10 horas.
Cuidados de administração:
Solução - A fim de se obter uma aplicação adequada do produto, em pé ou sentado deve-se inclinar a cabeça2 ligeiramente para trás; se se estiver deitado, deve-se pender a cabeça2 sobre um dos lados. Colocar a extremidade do frasco próximo a cada narina e pressioná-lo até gotejar. Para se assegurar a boa distribuição de OTRIVINA no nariz3, deve-se manter a cabeça2 inclinada por alguns minutos após a aplicação. A solução deve ser aplicada nas duas narinas.
Gel nasal  - Aplicar uma pequena quantidade de gel tão profundamente quanto possível em cada narina.
Siga corretamente as instruções do médico quanto ao uso do produto, não interrompendo ou modificando o tratamento, sem antes consultá-lo.
OTRIVINA é geralmente bem tolerado. Entretanto, dependendo da sensibilidade de cada pessoa, podem ocorrer ocasionalmente algumas reações desagradáveis, tais como: sensação de queimação no nariz3 ou na garganta4, irritação ou ressecamento da mucosa5 nasal, náusea6 ou dor de cabeça2. Em casos isolados, pode ocorrer reação alérgica7 ou alteração passageira da visão8. Caso ocorra qualquer reação, avise ao seu médico: ele lhe dará a orientação adequada.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Antes do início do tratamento com OTRIVINA, o paciente deve informar ao médico se está tomando qualquer outro medicamento. O paciente não deve tomar outro medicamento juntamente com OTRIVINA, sem orientação ou conhecimento do médico.
Contra-indicações : Hipersensibilidade ao princípio ativo ou a algum outro componente da formulação. Pacientes com hipofisectomia transesfenoidal ou cirurgia com exposição da dura-máter9.
Precauções : O produto não é indicado para o tratamento contínuo e por períodos prolongados, como em resfriados crônicos. OTRIVINA deve ser utilizado com cautela em pacientes que apresentem forte reação a substâncias adrenérgicas, com hipertensão10, doenças do coração11 e/ou da tireóide, assim como em uso simultâneo com antidepressivos tricíclicos ou tetracíclicos.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE12.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Cabeça:
3 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
4 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
5 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
6 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
7 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
8 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
9 Dura-Máter: A mais externa das três MENINGES, uma membrana fibrosa de tecido conjuntivo que cobre o encéfalo e cordão espinhal.
10 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
11 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
12 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.