FARMACODINÂMICA OTRIVINA

Atualizado em 25/05/2016
A xilometazolina é um agente simpaticomimético que atua sobre os receptores -adrenérgicos1.
OTRIVINA para uso nasal contrai os vasos sangüíneos2 nasais, descongestionando assim a mucosa3 nasal e as regiões vizinhas à faringe4.
O produto descongestiona as passagens nasais e possibilita ao paciente portador de congestão nasal respirar mais facilmente pelo nariz5.
O efeito de OTRIVINA começa alguns minutos após sua aplicação e permanece por até 10 horas.
OTRIVINA é bem tolerado, mesmo por pacientes com mucosa3 sensível, e não prejudica a função mucociliar6.
O gel é particularmente adequado para facilitar a respiração nasal à noite. Ele contém uma base que previne o ressecamento da mucosa3 nasal: é portanto especialmente apropriado para o tratamento de resfriados em que ocorra a formação de crostas dentro das narinas.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
2 Vasos sangüíneos: Órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo. Existem três tipos principais de vasos sangüíneos que são as artérias, veias e capilares.
3 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
4 Faringe: Canal músculo-membranoso comum aos sistemas digestivo e respiratório. Comunica-se com a boca e com as fossas nasais. É dividida em três partes: faringe superior (nasofaringe ou rinofaringe), faringe bucal (orofaringe) e faringe inferior (hipofaringe, laringofaringe ou faringe esofagiana), sendo um órgão indispensável para a circulação do ar e dos alimentos.
5 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
6 Mucociliar: O aparelho mucociliar tem como principal função a remoção de partículas ou substâncias potencialmente agressivas ao trato respiratório através do transporte pelos cílios, ou alternativamente, pela tosse e espirro, nos quadros de hiperprodução de muco, como rinite alérgica, rinossinusites, bronquite crônica, fibrose cística e asma.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.