PRECAUÇÕES GENTAMICINA

Atualizado em 25/05/2016

GRAVIDEZ1 : Todos os aminoglicosídeos atravessam a placenta, dando lugar à concentrações significativas no sangue do cordão umbilical2 e/ou no líquido amniótico3. Os aminoglicosídeos também podem ser nefrotóxicos para o feto4 humano. A Gentamicina pertence à categoria C, segundo o FDA.

LACTENTES5 : Devido à possibilidade de reações adversas graves em lactantes6, associada à administração de aminoglicosídeos, deve-se considerar a interrupção do aleitamento ou do tratamento, tendo em vista a importância do fármaco7 para o benefício da mãe.

PEDIATRIA : Deve-se utilizar Gentamicina com precaução nos prematuros e neonatos8 devido a imaturidade renal9 destes pacientes, que dá lugar a prolongação da vida média.

GERIATRIA : Devido ao fato de que pacientes geriátricos apresentam a função renal9 diminuída, existe um risco maior de produzir-se toxicidade10 induzida por aminoglicosídeos, nestes pacientes é muito importante a monitoração da função renal9 durante o tratamento. Os pacientes geriátricos podem necessitar doses diárias menores, de acordo com sua idade, função renal9 e peso. A perda de audição pode produzir-se também em pacientes com uma função renal9 normal.
GERAL : Pacientes tratados com aminoglicosídeos deverão estar sob observação clínica, devido à possível toxicidade10 associada ao seu uso. Se recomenda vigilância das funções renal9 e do oitavo par craniano, principalmente em pacientes com insuficiência renal11 prévia. Os sinais12 de ototoxicidade13 ou nefrotoxicidade14 requerem modificação de dose ou suspensão do antibiótico.
Na disfunção renal9 pode haver maior risco de ototoxicidade13, devido a vagarosa excreção de Gentamicina, resultando no aumento da concentração no soro15. Em tais pacientes, a freqüência  da administração deverá ser reduzida, ou as doses adaptadas às condições renais do paciente.
Nos pacientes com queimaduras externas, alteração na farmacocinética podem dar lugar à diminuição das concentrações séricas dos aminoglicosídeos. Nestes pacientes tratados com Gentamicina, deverão ser determinadas as concentrações séricas como base para o ajuste da dose.
Antibióticos aminoglicosídeos devem ser usados com precaução em pacientes com distúrbios neuromusculares, como miastenia16 grave, doença de Parkinson17 ou botulismo18 infantil, uma vez que, teoricamente, estes agentes podem agravar a debilidade muscular devido à seus potentes efeitos do tipo curare sobre a junção neuromuscular19.
O tratamento com Gentamicina pode resultar na proliferação de germes não susceptíveis. Caso isto ocorra, iniciar o tratamento apropriado.
Gentamicina injetável contém bissulfito de sódio, um composto que pode causar reações alérgicas, inclusive anafiláticas, ou crises de asma20 de menor gravidade.
Os pacientes em tratamento com Gentamicina devem ser mantidos bem hidratados.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Sangue do Cordão Umbilical: Sangue do feto. A troca de nutrientes e de resíduos entre o sangue fetal e o materno ocorre através da PLACENTA. O sangue do cordão é o sangue contido nos vasos umbilicais (CORDÃO UMBILICAL) no momento do parto.
3 Líquido amniótico: Fluido viscoso, incolor ou levemente esbranquiçado, que preenche a bolsa amniótica e envolve o embrião durante toda a gestação, protegendo-o contra infecções e choques mecânicos e térmicos.
4 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
5 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
6 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
7 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
8 Neonatos: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
9 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
10 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
11 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
12 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
13 Ototoxicidade: Dano causado aos sistemas coclear e/ou vestibular resultante de exposição a substâncias químicas.
14 Nefrotoxicidade: É um dano nos rins causado por substâncias químicas chamadas nefrotoxinas.
15 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
16 Miastenia: Perda das forças musculares ocasionada por doenças musculares inflamatórias. Por ex. Miastenia Gravis. A debilidade pode predominar em diferentes grupos musculares segundo o tipo de afecção (debilidade nos músculos extrínsecos do olho, da pelve, ou dos ombros, etc.).
17 Doença de Parkinson: Doença degenerativa que afeta uma região específica do cérebro (gânglios da base), e caracteriza-se por tremores em repouso, rigidez ao realizar movimentos, falta de expressão facial e, em casos avançados, demência. Os sintomas podem ser aliviados por medicamentos adequados, mas ainda não se conhece, até o momento, uma cura definitiva.
18 Botulismo: Intoxicação alimentar causada pela ingestão da toxina de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que produz um quadro grave de paralisia de alguns nervos motores.
19 Junção neuromuscular: A sinapse entre um neurônio e um músculo.
20 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.