REAÇÕES ADVERSAS ARIMIDEX

Atualizado em 25/04/2017

As categorias de frequência a seguir foram calculadas a partir do número de eventos adversos relatado em um amplo estudo de fase III conduzido em 9366 mulheres na pós-menopausa1 com câncer2 de mama3 operável tratadas por 5 anos.

Não se levou em consideração a frequência dentro do grupo de tratamento comparativo ou em caso que o investigador tenha considerado a frequência relacionada ao medicamento do estudo.


* Em estudos clínicos, a Síndrome4 do Túnel do Carpo, foi relatada em maior quantidade em pacientes recebendo ARIMIDEX, do que nas tratadas com tamoxifeno. Porém, a maioria desses eventos ocorreu em pacientes com fatores de risco identificados para o desenvolvimento destas condições.

   

** O sangramento vaginal foi comumente relatado, principalmente nas pacientes com câncer2 de mama3 avançado e durante as primeiras semanas após mudarem de um tratamento hormonal para o tratamento com ARIMIDEX. Se o sangramento persistir, uma avaliação adicional deve ser considerada.


*** As reações adversas foram principalmente leves ou moderadas, exceto a anorexia5 que foi leve.


Em um amplo estudo de fase III conduzido em 9366 mulheres na pós-menopausa1 com câncer2 de mama3 operável tratadas por 5 anos, eventos de isquemia6 cardiovascular  foram relatados com maior frequência nas pacientes tratadas com ARIMIDEX comparado com as tratadas com tamoxifeno, apesar desta diferença não ser estatisticamente significante. A diferença observada foi principalmente devido a mais relatos de angina7 pectoris e estava associada ao sub-grupo de pacientes com doença isquêmica cardíaca pré-existente.


- POSOLOGIA E MODO DE USAR

Adultos (incluindo idosas): 1 mg por via oral uma vez ao dia.


Crianças: O uso de ARIMIDEX não é recomendado em crianças, pois a eficácia não foi estabelecida.


Insuficiência renal8: Não se recomenda nenhuma alteração posológica (vide Precauções e Advertências).


Insuficiência hepática9: Não se recomenda nenhuma alteração posológica (vide Precauções e Advertências).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
4 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
5 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
6 Isquemia: Insuficiência absoluta ou relativa de aporte sanguíneo a um ou vários tecidos. Suas manifestações dependem do tecido comprometido, sendo a mais frequente a isquemia cardíaca, capaz de produzir infartos, isquemia cerebral, produtora de acidentes vasculares cerebrais, etc.
7 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
8 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
9 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.

Tem alguma dúvida sobre REAÇÕES ADVERSAS ARIMIDEX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.