INFORMAÇÃO à PACIENTE FEM 7

Atualizado em 25/05/2016

Ação esperada do medicamentoO produto se destina à suplementação1 de estrogênio, para corrigir estados de deficiência deste hormônio2 feminino.

Cuidados de armazenamento
Conservar as embalagens em temperatura ambiente (temperatura entre 15ºC e 30ºC)

Prazo de validade
O produto tem prazo de validade de depois anos, a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Não utilizar o produto se o prazo de validade estiver vencido, pois o medicamento perde sua eficácia.

Gravidez3 e lactação4
Informe seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração

O adesivo só deve ser retirado do sachê protetor no momento da aplicação. Não guardar adesivos fora dos sachês ou em sachês já abertos. Os adesivos devem ser aplicados, de preferência, na pele5 das nádegas6, barriga e parte inferior das costas7. A pele5 deve estar limpa, seca, desengordurada e sadia, sem feridas, rachaduras ou irritações. Não aplicar sobre os seios8 (ou próximo a eles), em regiões de atrito ou dobras (por exemplo, cintura) e em áreas expostas ao sol. Também não se deve aplicar os adesivos sempre no mesmo lugar, fazendo rodízio dos locais de aplicação9.
Após abrir o sachê remove-se as películas protetoras descartáveis (evitando tocar no adesivo) e aplica-se imediatamente sobre a região escolhida. Com a palma da mão10 pressiona-se o adesivo sobre a pele5 por, no mínimo, 30 segundos, para que o calor da mão10 favoreça a aderência.
O adesivo não é influenciado pelo banho em chuveiros ou piscinas. Se houver deslocamento parcial ou total do adesivo antes de sete dias, deve-se removê-lo e colocar outro.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
2 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
6 Nádegas:
7 Costas:
8 Seios: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
9 Locais de aplicação: Locais do corpo onde a insulina é geralmente injetada.
10 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.