MODO DE AÇÃO BUSONID AEROSSOL BUCAL

Atualizado em 25/05/2016

Budesonida é um glicocorticóide de síntese, não-halogenado, dotado de elevada relação entre sua potente atividade antiinflamatória tópica (local) e sua atividade sistêmica muito pequena (quando comparada com outros glicocorticóides). Isto garante melhor eficácia com menor risco de complicações típicas, resultantes do uso de corticóides. Estas propriedades lhe conferem uma eficácia demonstrada no tratamento de processos asmáticos. Possui uma ação na seqüência de reações que conduzem à asma1 brônquica em todas as suas etapas, que são: inibição da formação de anticorpos2 específicos; prevenção da formação, armazenamento e liberação de mediadores químicos pelos mastócitos3; interferência na broncoconstrição, no edema4 inflamatório e também na secreção mucosa5. Seu mecanismo de ação sobre a asma1, de forma simplificada, é o seguinte: efeito antianafilático e antiinflamatório (parece ser o de maior importância, pois origina a descongestão das membranas mucosas6 bronquiais; efeito permissivo sobre os receptores adrenérgicos7; inibição da liberação de mediadores; efeitos locais sobre as paredes vasculares8, com redução do edema4 e inibição da migração de células9 inflamatórias; outros mecanismos não especificados.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
3 Mastócitos: Células granulares que são encontradas em quase todos os tecidos, muito abundantes na pele e no trato gastrointestinal. Como os BASÓFILOS, os mastócitos contêm grandes quantidades de HISTAMINA e HEPARINA. Ao contrário dos basófilos, os mastócitos permanecem normalmente nos tecidos e não circulam no sangue. Os mastócitos, provenientes das células-tronco da medula óssea, são regulados pelo FATOR DE CÉLULA-TRONCO.
4 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
5 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
6 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
7 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
8 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
9 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.

Tem alguma dvida sobre MODO DE AÇÃO BUSONID AEROSSOL BUCAL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.