REAÇÕES ADVERSAS BUSONID AEROSSOL NASAL

Atualizado em 25/05/2016

Foram relatados poucos efeitos secundários. Os efeitos adversos associados à aplicação intranasal de budesonida em pacientes com rinite1, alérgica ou não, mais freqüentemente comunicados têm sido irritação cutânea2 transitória ao redor do nariz3, irritações locais, irritação nasal. Raramente podem ocorrer irritação da garganta4, secura de nariz3 e hemorragias5 nasais. Podem ocorrer acessos de espirros imediatamente após o uso do aerossol. Observou-se que a budesonida apresentou menos efeitos secundários do que a dexclorfeniramina (anti-histaminico), especialmente no que se refere à secura da boca6 e à sonolência. A budesonida provocou, também, uma irritação nasal significativamente menor do que a da flunisolida, e uma incidência7 de reações transitórias menores do que as do dipropionato de beclometasona e do cromoglicato sódico. Em pacientes com rinite1 perene, a incidência7 de efeitos secundários tem sido baixa. A função adrenal permaneceu dentro dos limites normais. A administração de budesonida intranasal a pacientes com pólipos8 nasais produziu uma baixa incidência7 de efeitos secundários transitórios leves, sem evidência de secura na mucosa9 nasal ou de formação de crostas. Raramente podem ocorrer reações de hipersensibilidade, incluindo urticária10, angloedema, rash11 cutâneo12 e broncoespasmo13. Podem também ocorrer casos de ulceração14 da mucosa9 nasal e (ou) perfuração do septo nasal15 e aumento da pressão intra-ocular. Foram relatados raros casos de febre16, dor de cabeça17. náuseas18 e rinorréia19.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
2 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
3 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
4 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
5 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
6 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
7 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
8 Pólipos: 1. Em patologia, é o crescimento de tecido pediculado que se desenvolve em uma membrana mucosa (por exemplo, no nariz, bexiga, reto, etc.) em resultado da hipertrofia desta membrana ou como um tumor verdadeiro. 2. Em celenterologia, forma individual, séssil, típica dos cnidários, que se caracteriza pelo corpo formado por um tubo ou cilindro, cuja extremidade oral, dotada de boca e tentáculos, é dirigida para cima, e a extremidade oposta, ou aboral, é fixa.
9 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
10 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
11 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
12 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
13 Broncoespasmo: Contração do músculo liso bronquial, capaz de produzir estreitamento das vias aéreas, manifestado por sibilos no tórax e falta de ar. É uma contração vista com freqüência na asma.
14 Ulceração: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
15 Septo Nasal: A divisão que separa as duas cavidades nasais no plano medial, composta de cartilagens, membranas e partes ósseas.
16 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
17 Cabeça:
18 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
19 Rinorreia: Escoamento abundante de fluido pelo nariz, com ausência de fenômeno inflamatório.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.