POSOLOGIA BUSONID AEROSSOL NASAL

Atualizado em 25/05/2016

Dose terapêutica1 usual: A dose usual do aerossol nasal consiste em uma aplicação em cada narina pela manhã e outra aplicação à tarde. Dose mínima: Quando se obtém os resultados do tratamento, ou quando os sintomas2 regredirem bastante, pode-se administrar somente 1 aplicação em cada narina. Dose máxima: Em casos severos, ou no começo do tratamento, podem-se administrar 2 aplicações em cada narina a cada 12 horas, isto é, pela manhã e à tarde. A medida que se vai obtendo uma resposta favorável, diminuem-se as doses até chegar à dose usual. A critério médico, as doses podem ser aumentadas ou diminuídas, segundo o estado do paciente e a severidade dos sintomas2. Para facilitar a permeabilidade3 da mucosa4 nasal e contribuir para uma melhor absorção do aerossol nasal, convém, antes de cada administração, proceder a uma profunda limpeza das narinas. Como ocorre com outros corticosteróides, o efeito completo do aerossol nasal pode não se fazer aparente até se passarem 3 ou 4 dias do começo do tratamento, e é importante que o paciente compreenda que o tratamento não está destinado a obter um alivio rápido, mas, sim, duradouro, e empregá-lo de forma regular.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).
4 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.