INFORMAÇÕES TÉCNICAS FLUTIVATE

Atualizado em 25/05/2016

O propionato de fluticasona, substância ativa do FLUTIVATE é um glicocorticóide com elevada potência antiinflamatória tópica, porém com baixa atividade supressiva do eixo hipotálamo1-hipófise2-adrenal (HHA) sistêmico3, após administração tópica ou oral. O composto não apresenta efeitos hormonais inesperados e não tem efeitos marcantes nos sistemas cardiovascular, gastrintestinal e respiratório ou nos sistemas nervosos autônomo, central e periférico. Os dados farmacocinéticos indicam rápida eliminação e extensa clearance metabólica. A biodisponibilidade é muito baixa, após administração tópica ou oral, devido à limitada absorção através da pele4 ou do trato gastrintestinal e, também, devido ao extenso metabolismo5 de primeiro passo. Estudos de distribuição demonstraram que somente traços mínimos do composto, administrado oralmente, atingem a circulação6 sistêmica e que a droga radiomarcada, disponível sistemicamente, é rapidamente eliminada pela bile7 e excretada nas fezes.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipotálamo: Parte ventral do diencéfalo extendendo-se da região do quiasma óptico à borda caudal dos corpos mamilares, formando as paredes lateral e inferior do terceiro ventrículo.
2 Hipófise:
3 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
6 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
7 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.