INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS FLANCOX

Atualizado em 25/05/2016

A administração simultânea de etodolaco com outros produtos necessita uma avaliação cuidadosa do estado clínico e biológico do paciente.Associações não recomendadas:
Outros AINEs e salicilatos em altas doses: aumento do risco ulcerogênico e hemorrágico1 digestivo por sinergia aditiva.
Anticoagulantes2 orais, heparina por via parenteral e ticlopidina: aumento do risco hemorrágico1 por inibição da função plaquetár ia e agressão da mucosa3 gastroduodenal. Quando for necessário o uso simultâneo deve ser avaliado o tempo de sangramento e de protrombina4.
Sulfamidas: aumento do efeito hipoglicemiante5.
Dispositivos intra-uterinos: possibilidade de diminuição dos efeitos do DIU.
Lítio (com qualquer outro AINE): diminuição da excreção renal6 do lítio, podendo chegar a valores tóxicos de lítio no organismo. Deve ser avaliada a litiemia e dose de lítio.
Metotrexato (conforme outros AINEs): aumento de sua toxicidade7 hematológica.
Fenitoína: risco de potencialização.

Associações que necessitam cuidados:
Diuréticos8: risco de insuficiência renal9 aguda nos pacientes desidratados, por diminuição da filtração glomerular (diminuição da síntese das prostaglandinas10 renais).
Antihipertensivos (beta-bloqueadores, captopril, lisinopril, diuréticos8 conforme outros AINEs): redução do efeito antihipertensivo por inibição das prostaglandinas10 vasodilatadoras.
Interferon-alfa: risco de inibição de sua ação.
Probenecida: aumenta a concentração plasmática dos AINEs e o risco de toxicidade7.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hemorrágico: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
2 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
3 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
4 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
5 Hipoglicemiante: Medicamento que contribui para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais, sendo capaz de diminuir níveis de glicose previamente elevados.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
7 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
8 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
9 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
10 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.