
CONDUTA NA SUPERDOSAGEM FLANCOX
Os sintomas1 de superdosagem aguda aos AINEs limitam-se em geral à: letargia2, sonolência, náuseas3, vômitos4 e dores epigástricas, normalmente reversíveis com o tratamento de suporte. Mais raramente podem ocorrer sangramento gastrointestinal, hipertensão5, insuficiência renal6 aguda e depressão respiratória. Não existem antídotos específicos e o tratamento é o recomendado para os antiinflamatórios não-esteróides em geral:
Monitorar e manter as funções vitais. Promover o esvaziamento gástrico induzindo a emese7 e a lavagem intestinal em pacientes atendidos num período de até 4 horas após a ingestão acidental. Administrar carvão vegetal ativado (60 a 100 g em adultos ou 1 a 2 g/kg em crianças), associado com um laxante8 osmótico9.
Alguns efeitos adversos dos AINEs incluem nefrite10 e síndrome nefrótica11, trombocitopenia12 e reações cutâneas13 graves ou outras
rea ç ões de hipersensibilidade, que podem responder à administração de glicocorticóides.
Terapias tais como diurese14 forçada, alcalinização da urina15, hemodiálise16 ou hemoperfusão, não serão provavelmente úteis na eliminação do etodolaco devido ao seu alto índice de ligação às proteínas17. Os pacientes devem ser informados sobre uma possível reação gastrointestinal vários dias após a ingestão da superdosagem, e nos casos de sintomatologia indicativa dessas reações, devem procurar auxílio médico imediatamente.