MODO DE AÇÃO RETROVIR

Atualizado em 25/05/2016

A zidovudina é um agente antivirótico que é altamente ativo in vitro contra retrovírus, inclusive o vírus1 da imunodeficiência2 humana (HIV3, também conhecido como HTLV-III ou LAV). O trifosfato de zidovudina age como um inibidor da transcriptase reversa virótica e como substrato para a mesma. A formação de DNA provirótica adicional é bloqueada pela incorporação do trifosfato de zidovudina na cadeia e no término subseqüente da cadeia. A competição do trifosfato de zidovudina para a transcriptase reversa do HIV3 é aproximadamente 100 vezes maior do que para a DNA alfa-polimerase celular.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Imunodeficiência: Distúrbio do sistema imunológico que se caracteriza por um defeito congênito ou adquirido em um ou vários mecanismos que interferem na defesa normal de um indivíduo perante infecções ou doenças tumorais.
3 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.

Tem alguma dvida sobre MODO DE AÇÃO RETROVIR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.