INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS OSTEORAL

Atualizado em 25/05/2016

É provável que suplementos de cálcio, antiácidos1 e alguns medicamentos administrados por via oral interfiram na absorção do alendronato sódico. Desta forma, as pacientes devem esperar pelo menos meia hora após ter tomado alendronato sódico para tomar alguma outra medicação.

Não se antecipa nenhuma outra interação medicamentosa com significado clínico.

Um pequeno número de pacientes recebeu estrógeno2 durante os estudos clínicos com alendronato sódico (intravaginal, transdérmico ou oral). Não se identificou experiências adversas atribuíveis ao uso concomitante destas drogas.

Embora não tenham sido realizados estudos específicos de interação, alendronato sódico foi utilizado em estudos clínicos concomitantemente com uma ampla variedade de drogas prescritas comumente, sem evidência de interações clínicas adversas.

O risco de eventos adversos do trato gastrintestinal superior3 associados aos agentes antiinflamatórios não esteroidais não parece ser maior com a utilização concomitante de alendronato sódico.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
2 Estrógeno: Grupo hormonal produzido principalmente pelos ovários e responsáveis por numerosas ações no organismo feminino (indução da primeira fase do ciclo menstrual, desenvolvimento dos ductos mamários, distribuição corporal do tecido adiposo em um padrão feminino, etc.).
3 Trato Gastrintestinal Superior: O segmento do TRATO GASTROINTESTINAL que inclui o ESÔFAGO, o ESTÔMAGO e o DUODENO.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.