REAÇÕES ADVERSAS OSTEORAL

Atualizado em 25/05/2016

ALENDRONATO SÓDICO É BEM TOLERADO. AS REAÇÕES ADVERSAS TÊM SIDO GERALMENTE LEVES E TRANSITÓRIAS E NÃO TÊM REQUERIDO A SUSPENSÃO DO TRATAMENTO.

EM DOIS AMPLOS ESTUDOS MULTICÊNTRICOS (EUA E MULTINACIONAL) DA OSTEOPOROSE1 EM MULHERES APÓS A MENOPAUSA2, DUPLO-CEGOS, CONTROLADOS COM PLACEBO3, COM PROTOCOLOS IDÊNTICOS E COM DOIS ANOS DE DURAÇÃO, DOR ABDOMINAL FOI A ÚNICA REAÇÃO ADVERSA CLÍNICA QUE OCORREU COM FREQUÊNCIA SIGNIFICATIVAMENTE MAIOR EM PACIENTES TOMANDO ALENDRONATO SÓDICO 10 MG/DIA, QUANDO COMPARADO AO GRUPO QUE RECEBEU PLACEBO3.
EPISÓDIOS DE DOR ABDOMINAL FORAM GERALMENTE LEVES E TRANSITÓRIOS E EM GERAL NÃO RESULTARAM NA DESCONTINUAÇÃO DE ALENDRONATO SÓDICO.

RARAMENTE OCORRERAM ERUPÇÃO4 CUTÂNEA5 E ERITEMA6.

ADICIONALMENTE, NESSES ESTUDOS CLÍNICOS AS SEGUINTES EXPERIÊNCIAS ADVERSAS FORAM RELATADAS PELO PESQUISADOR COMO POSSÍVEL, PROVÁVEL OU DEFINITIVAMENTE RELACIONADAS À DROGA EM ³ 1% DAS PACIENTES TRATADAS COM ALENDRONATO SÓDICO 10 MG/DIA E A UMA INCIDÊNCIA7 NUMERICAMENTE MAIOR DO QUE NAS PACIENTES QUE RECEBERAM PLACEBO3: DISTENSÃO ABDOMINAL (1,0% COM ALENDRONATO SÓDICO; 0,5% COM PLACEBO3); CONSTIPAÇÃO8 (3,1%; 2,0%); DIARRÉIA9 (2,0%; 1,8%);DISFAGIA10 (1,0%; 0,0%); FLATULÊNCIA (1,5%; 0,5%); ÚLCERA11 ESOFAGEANA (1,5%; 0,0%); DOR MÚSCULO-ESQUELÉTICA (4,1%; 2,5%); CEFALÉIA12 (2,6%; 1,5%). CONTUDO, A INCIDÊNCIA7 DE EXPERIÊNCIAS ADVERSAS EM PACIENTES TRATADAS COM ALENDRONATO SÓDICO NÃO FOI SIGNIFICATIVAMENTE DIFERENTE DAQUELA DAS PACIENTES QUE RECEBERAM PLACEBO3.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.
2 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
3 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
4 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
5 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
6 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
7 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
8 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
9 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
10 Disfagia: Sensação consciente da passagem dos alimentos através do esôfago. Pode estar associado a doenças motoras, inflamatórias ou tumorais deste órgão.
11 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
12 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.