INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ALLEGRA D

Atualizado em 25/05/2016

Interações com fexofenadina:

A administração concomitante do cloridrato de fexofenadina e cloridrato de pseudoefedrina não interfere na farmacocinética de ambas as drogas.

A fexofenadina não sofre biotransformação hepática1, portanto não interage com drogas que atuam no metabolismo2 hepático. O cloridrato de fexofenadina em doses de 120 mg, duas vezes ao dia, foi administrado concomitantemente com eritromicina (500 mg, 3 vezes ao dia) e cetoconazol (400 mg, uma vez ao dia) em indivíduos sadios, sem demonstrar qualquer interação.

Não foi observada nenhuma interação entre a fexofenadina e o omeprazol. No entanto, a administração de um antiácido3 contendo hidróxido de alumínio e magnésio, aproximadamente 15 minutos antes do cloridrato de fexofenadina, causou uma redução na sua biodisponibilidade, provavelmente devido às ligações no trato gastrintestinal. Recomenda-se aguardar um período aproximado de 2 horas entre as administrações de cloridrato de fexofenadina e antiácidos4 que contenham hidróxido de alumínio e magnésio.

Foi observado aumento de 2 a 3 vezes no nível plasmático de fexofenadina administrada concomitantemente com eritromicina ou cetoconazol. No entanto, esta alteração não foi associada com aumento de efeitos adversos ou com o prolongamento no intervalo QT, comparado ao observado quando as drogas foram administradas  separadamente.

Em estudos em animais foi demonstrado que o aumento nos níveis plasmáticos de fexofenadina, quando administrada concomitantemente com eritromicina ou cetoconazol, foi devido a um aumento na absorção gastrintestinal e uma diminuição ou na excreção biliar ou na secreção gastrintestinal respectivamente.

Interações com pseudoefedrina:

O uso concomitante com inibidores da MAO5 e uso dentro de 14 dias após parada com tal classe de medicamentos está contra-indicado (vide item CONTRA-INDICAÇÕES).

Os betabloqueadores e os simpatomiméticos podem potencializar os efeitos das aminas simpatomiméticas.

O uso concomitante de drogas antihipertensivas pode interferir na atividade simpatomimética como por exemplo: metildopa, mecamilamina e reserpina, podendo reduzir os seus efeitos anti-hipertensivos.

A administração concomitante de pseudoefedrina com digitálicos pode provocar aumento da atividade ectópica6 do marca-passo7.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Antiácido: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
4 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
5 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
6 Ectópica: Relativo à ectopia, ou seja, à posição anômala de um órgão.
7 Marca-passo: Dispositivo implantado no peito ou no abdômen com o por objetivo de regular os batimentos cardíacos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.