COMO UTILIZAR DESOGESTREL + ETINILESTRADIOL FEMINA

Atualizado em 25/05/2016

Se durante o ciclo anterior não utilizou nenhuma pílula anticoncepcional, ou se utilizou e quer trocar por DESOGESTREL + ETINILESTRADIOL:

Esperar o início da menstruação1. No 1°. dia de menstruação1 tomar o 1°. comprimido de DESOGESTREL + ETINILESTRADIOL (ver marca na cartela do dia da semana correspondente ao 1°. comprimido). Seguir a direção das setas e continuar a tomar 1 comprimido por dia, durante 21 dias seguidos, até a cartela ficar vazia. Fazer pausa de 7 dias. Imediatamente após o 7°. dia, ou seja no 8°. dia, iniciar outra cartela de DESOGESTREL + ETINILESTRADIOL, mesmo que a menstruação1 não tenha terminado. Observar que da 2a. cartela em diante, sempre a 1a. pílula vai coincidir com o mesmo dia da semana em que se iniciou o tratamento;

· Se iniciar o tratamento após o dia recomendado ou no período pós-parto, tomar precauções adicionais para , evitar a gravidez2 durante os primeiros 14 dias de uso de DESOGESTREL + ETINILESTRADIOL (uso de preservativo ("camisinha") por exemplo);

· Se a menstruação1 já iniciou há mais de 5 dias, aguardar até a próxima menstruação1 para iniciar o tratamento.

Precauções e advertências:

· A utilização de anticoncepcionais orais pode diminuir a tolerância da glicose3, portanto, se você está utilizando insulina4 ou outros medicamentos antidiabéticos comunicar ao médico;

· Os anticoncepcionais orais contendo estrogênio/progestagênio podem afetar a qualidade e reduzir a quantidade de leite materno. Pequenas quantidades destas substâncias podem ser eliminadas através do leite materno;

· A utilização de cigarros aumenta o risco de doenças cardiovasculares5.
Este risco aumenta com a idade e quantidade de cigarros/dia, portanto
as pacientes que utilizam anticoncepcionais orais devem ser orientadas a parar de fumar;

· A paciente deve informar ao médico qualquer alteração desagradável durante a utilização de DESOGESTREL + ETINILESTRADIOL, principalmente se estas alterações surgirem com o uso de outros medicamentos.

Confiabilidade reduzida:

A confiabilidade de anticoncepcionais orais pode ser reduzida quando:

· Os comprimidos não são tomados de acordo com as instruções de
uso;

· Ocorrer problemas gastrintestinais como vômitos6 e/ou diarréia7 até 4 horas depois de tomado o comprimido;

· Utilizar outros medicamentos concomitantemente, tais como: antibióticos, barbitúricos e anticonvulsivantes.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE8.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
4 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
5 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
6 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
7 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
8 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.