FARMACOCINÉTICA AVIRAL 200MG

Atualizado em 28/05/2016
O aciclovir1 é apenas parcialmente absorvido no intestino. As concentrações médias plasmáticas máximas em estado contínuo, após doses de 200mg administradas a cada quatro horas, foram de 0,68 microgramas/ml, e os níveis plasmáticos de depressão equivalentes foram de 0,36 microgramas/ml.
As concentrações plasmáticas correspondentes em estado contínuo, após doses de 800 mg administradas a cada quatro horas, foram de 1,56 microgramas/ml e 0,79 microgramas/ml, respectivamente.
Com base em estudos com administração intravenosa de aciclovir1, a sua meia-vida plasmática final foi determinada como sendo de cerca de 2,9 horas. A maior parte da droga é excretada inalterada pelos rins2. O "clearance" renal3 de aciclovir1 é substancialmente superior ao da creatinina4, indicando que a secreção tubular, além da filtragem glomerular, contribui para a eliminação renal3 da droga. A 9-carboxime-toximetilguanina é o único metabólito5 significativo do aciclovir1 e é responsável por 10 - 15% da quantidade total da droga recuperada na urina6. Em pacientes com insuficiência renal7 crônica, verificou-se que sua meia-vida média final é de 19,5 horas. A meia-vida média do aciclovir1 durante a hemodiálise8 foi de 5,7 horas. Os níveis plasmáticos do aciclovir1 caíram aproximadamente 60% durante a diálise9. Em pacientes idosos, o "clearance" corporal total cai em associação com decréscimos no "clearance" da creatinina4, não obstante haja pouca alteração na meia vida plasmática final.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
2 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
5 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
6 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
7 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
8 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
9 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.

Tem alguma dúvida sobre FARMACOCINÉTICA AVIRAL 200MG?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.