PRECAUÇÕES AVONEX

Atualizado em 28/05/2016
Avonex deve ser usado com cuidado em pacientes com depressão. Foram reportados casos de depressão e suicídio em pacientes que receberam outros compostos com interferon. Existem informações de uma maior freqüência de depressão e idéias suicidas em pacientes com esclerose múltipla1. Não se estabeleceu uma relação entre a manifestação de depressão e/ou idéias suicidas e o uso de Avonex. Os pacientes tratados com interferon beta-1a devem ser avisados para relatar imediatamente ao seu médico qualquer sintoma2 de depressão e/ou idéia suicida. Se um paciente desenvolver depressão, a interrupção da terapêutica3 com Avonex deve ser considerada. Precauções gerais: interferon beta-1a deve ser administrado com cuidado a pacientes com transtornos convulsivos preexistentes. Para aqueles pacientes sem antecedentes convulsivos e que manifestam convulsões durante o tratamento com interferon beta-1a, deve se estabelecer uma base etiológica e instituir um tratamento anticonvulsivante adequado antes de se considerar o abandono da terapia com interferon beta-1a. O efeito da administração de interferon beta-1a sobre o manejo clínico de pacientes com distúrbios convulsivos não é conhecido. Os pacientes com doença cardíaca, tais como, angina4, insuficiência cardíaca congestiva5 ou arritmia6, deverão ser monitorados cuidadosamente para se detectar o aparecimento de sinais7 de piora de suas condições clínicas durante o início da terapia com interferon beta-1a. Avonex não tem qualquer ação cardiotóxica direta conhecida; entretanto, sintomas8 de tipo gripal observados com Avonex podem ser motivo de preocupação para os pacientes com cardiopatias severas. Gravidez9 e lactação10: não existem estudos adequados e bem controlados com interferon beta-1a em mulheres grávidas. Se uma mulher engravidar ou planeja engravidar enquanto estiver recebendo interferon beta-1a, ela deve ser informada dos riscos potenciais para o feto11, bem como deverá ser recomendada a interrupção da terapia. Não se sabe se o interferon beta-1a é excretado no leite humano. Devido ao potencial de reações adversas graves para os lactentes12, deve ser considerada a interrupção do tratamento com interferon beta-1a. - Uso pediátrico: a segurança e a eficácia de interferon beta-1a não foi estabelecida para pacientes13 com menos de 18 anos de idade. - Interações medicamentosas: não foram conduzidos estudos formais de interações medicamentosas com Avonex. Em estudo controlado com placebo14, corticosteróides ou ACTH foram administrados para o tratamento de exacerbações em alguns pacientes recebendo Avonex. Adicionalmente, alguns pacientes recebendo Avonex foram também tratados com antidepressivos e/ou com contraceptivos orais. Nenhum evento adverso inesperado foi associado com estas terapias concomitantes. Como ocorre com todos os produtos de interferon, monitoração apropriada dos pacientes é requerida quando Avonex for administrado em combinação com agentes mielossupressores.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Esclerose múltipla: Doença degenerativa que afeta o sistema nervoso, produzida pela alteração na camada de mielina. Caracteriza-se por alterações sensitivas e de motilidade que evoluem através do tempo produzindo dano neurológico progressivo.
2 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
4 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
5 Insuficiência Cardíaca Congestiva: É uma incapacidade do coração para efetuar as suas funções de forma adequada como conseqüência de enfermidades do próprio coração ou de outros órgãos. O músculo cardíaco vai diminuindo sua força para bombear o sangue para todo o organismo.
6 Arritmia: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
7 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
11 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
12 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
13 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
14 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.

Tem alguma dvida sobre PRECAUÇÕES AVONEX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.