INFORMAÇÕES TÉCNICAS BEMINAL

Atualizado em 28/05/2016

Características
Modo de ação
BEMINAL® COM VITAMINA1 C reúne em sua fórmula concentrações terapêuticas dos fatores do complexo B e vitamina1 C. As vitaminas do complexo B são essenciais ao metabolismo2 dos hidratos de carbono, das proteínas3 e à formação do sangue4. A degradação dos hidratos de carbono e das proteínas3 se faz através de um processo de oxidação, processo este que se desenvolve devido à ação direta de uma enzima5, que por sua vez deve ser ativada por uma coenzima. As vitaminas do complexo B são elementos essenciais à formação dessas coenzimas, derivando-se daí sua grande importância para o normal desenvolvimento dos processos metabólicos. O ácido ascórbico, além de específico no tratamento do escorbuto6, é essencial para formação da substância intercelular, do colágeno7 e participa da formação da hemoglobina8, além de aumentar as defesas orgânicas. Como estas vitaminas não são armazenadas nos tecidos, um aumento rápido das necessidades causa um estado carencial, acarretando uma série de perturbações.

Mononitrato de tiamina - a deficiência de tiamina provoca distúrbios gastrintestinais e cardiocirculatórios, fadiga9, perda de peso, irritabilidade, incapacidade de concentração. O sistema nervoso10 é dos mais atingidos, daí a irritabilidade, dificuldade de concentração e dores vagas por todo o corpo, que se traduzem nas neurites11 e polineurites. Os diabéticos e alcoólatras crônicos, que comumente apresentam neurite12, respondem rapidamente a administração de tiamina.

Riboflavina - sua carência produz lesões13 nos lábios que se apresentam pálidos, acompanhados
de dores e fissuras14 nos cantos da boca15. Pode atingir também a língua16, que perde a sua coloração e torna-se dolorosa quando da ingestão de alimentos. Podem ocorrer também conjuntivite17, diminuição da acuidade visual18, dermatite19 seborréica, bem como prurido20 nas mãos21, escroto22, vulva23 e ânus24.

Cloridrato de piridoxina - dentre as consequências mais comuns de sua carência destaca-se a dermatite19 seborréica, glossite25, sensação de entorpecimento, formigamento das mãos21 e pés.

Pantotenato de cálcio - sua deficiência provoca anormalidade no crescimento, na pele26 e no sistema nervoso central27.

Nicotinamida - a sua carência, além de ser considerada como responsável pela pelagra, também o é pela ocorrência de lesões13 no trato gastrintestinal, provocando diarréia28, lesões13 na pele26 e no sistema nervoso central27, traduzindo-se estas por psicose29 ou demência30.

Sabendo-se que, normalmente, não ocorre carência de um fator isoladamente, mas sim de todo o conjunto, depreende-se o real valor de uma complementação equilibrada de complexo B e vitamina1 C nas indicações a seguir.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
5 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
6 Escorbuto: Doença aguda ou crônica causada pela carência de vitamina C, caracterizada por hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções.
7 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
8 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
9 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
10 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
11 Neurites: Inflamação de um nervo. Pode manifestar-se por neuralgia, déficit sensitivo, formigamentos e/ou diminuição da força muscular, dependendo das características do nervo afetado (sensitivo ou motor). Esta inflamação pode ter causas infecciosas, traumáticas ou metabólicas.
12 Neurite: Inflamação de um nervo. Pode manifestar-se por neuralgia, déficit sensitivo, formigamentos e/ou diminuição da força muscular, dependendo das características do nervo afetado (sensitivo ou motor). Esta inflamação pode ter causas infecciosas, traumáticas ou metabólicas.
13 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
14 Fissuras: 1. Pequena abertura longitudinal em; fenda, rachadura, sulco. 2. Em geologia, é qualquer fratura ou fenda pouco alargada em terreno, rocha ou mesmo mineral. 3. Na medicina, é qualquer ulceração alongada e superficial. Também pode significar uma fenda profunda, sulco ou abertura nos ossos; cesura, cissura. 4. Rachadura na pele calosa das mãos ou dos pés, geralmente de pessoas que executam trabalhos rudes. 5. Na odontologia, é uma falha no esmalte de um dente. 6. No uso informal, significa apego extremo; forte inclinação; loucura, paixão, fissuração.
15 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
16 Língua:
17 Conjuntivite: Inflamação da conjuntiva ocular. Pode ser produzida por alergias, infecções virais, bacterianas, etc. Produz vermelhidão ocular, aumento da secreção e ardor.
18 Acuidade visual: Grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.
19 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
20 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
21 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
22 Escroto:
23 Vulva: Genitália externa da mulher, compreendendo o CLITÓRIS, os lábios, o vestíbulo e suas glândulas.
24 Ânus: Segmento terminal do INTESTINO GROSSO, começando na ampola do RETO e terminando no ânus.
25 Glossite: Inflamação da mucosa que reveste a língua, produzida por infecção viral, radiação, carências nutricionais, etc.
26 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
27 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
28 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
29 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
30 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.