POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO BENZILPENICILINA BENZATINA

Atualizado em 28/05/2016
a Benzilpenicilina benzatina deve ser administrada unicamente por via intramuscular profunda e preferencialmente no quadrante superior lateral da nádega, que é o local mais adequado. Em lactentes1 e crianças pequenas, pode ser usada a face2 lateral da coxa3. Quando forem necessárias doses repetidas, alternar o local da aplicação. Antes de se injetar a Benzilpenicilina benzatina, deve-se puxar o êmbolo4 da seringa5 para certificar-se de que a agulha não atingiu algum vaso sangüíneo. A injeção6 deve ser aplicada de forma lenta e contínua para que a dor não seja insuportável nem haja entupimento da agulha. Recomenda-se as seguintes dosagens: Infecções7 estreptocócicas (grupo A) do trato respiratório superior e da pele8: crianças até 30 kg: uma injeção6 única de 300.000 U.I, ou a cada 3 dias, ou ainda uma injeção6 única de 600.000 U.I., ou a cada 5-6 dias, até completo controle da infecção9; crianças maiores de 30 kg: uma injeção6 única de 900.000 U.I., ou a cada 6 dias, até completo controle da infecção9; adultos: uma única injeção6 de 1.200.000 U.I., ou a cada 7 dias, até controle total da infecção9. Sífilis10 primária: uma injeção6 de 2.400.000 U.I. Após 5 dias repetir a dose. Sífilis10 secundária e latente recente: uma injeção6 inicial de 2.400.000 U.I.; uma segunda injeção6 de 2.400.000 U.I. após 4 dias, e uma terceira de 1.200.000 U.I. após idêntico prazo. Sífilis10 latente tardia: quatro injeções de 2.400.000 U.I., com 4 dias de intervalo entre elas. Sífilis10 da gestante: uma injeção6 de 2.400.000 U.I. Sífilis10 congênita11: a dose deve ser calculada entre 75.000 a 100.000 UI/kg em crianças com menos de 32 kg. Deverão ser administradas injeções com intervalos de 2 a 3 dias, até completar a dose total de 2.400.000 U.I. Bouba, bejel e pinta: uma injeção6 única de 1.200.000 U.I. Profilaxia do tétano12: nos ferimentos suspeitos, além das medidas necessárias, recomenda-se uma injeção6 de 1.200.000 U.I. Profilaxia da febre reumática13 e da glomerulonefrite14: crianças: 600.000 a 900.000 U.I.; adultos: 900.000 a 1.200.000 U.I. Na profilaxia da febre reumática13 as injeções devem ser dadas a cada 15 a 30 dias. O tratamento é aconselhado até os 25 anos de idade e outros por toda a vida. - Superdosagem: não há relatos de superdosagem com Benzilpenicilina benzatina. Normalmente as penicilinas apresentam mínima toxicidade15 para o homem. A Benzilpenicilina pode causar alterações neurovasculares. Nestes casos o tratamento deve ser sintomático16 e de suporte.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
2 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
3 Coxa: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
4 Êmbolo: 1. Cilindro ou disco que se move em vaivém no interior de seringas, bombas, etc. 2. Na engenharia mecânica, é um cilindro metálico deslizante que recebe um movimento de vaivém no interior de um cilindro de motor de combustão interna. 3. Em artes gráficas, é uma haste de ferro com um cilindro, articulada para comprimir e lançar o chumbo ao molde. 4. Em patologia, é um coágulo ou outro tampão trazido pela corrente sanguínea a partir de um vaso distante, que obstrui a circulação ao ser forçado contra um vaso menor. 5. Na anatomia zoológica, nas aranhas, é um prolongamento delgado no ápice do aparelho copulador masculino.
5 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
6 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
7 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
10 Sífilis: Doença transmitida pelo contato sexual, causada por uma bactéria de forma espiralada chamada Treponema pallidum. Produz diferentes sintomas de acordo com a etapa da doença. Primeiro surge uma úlcera na zona de contato com inflamação dos gânglios linfáticos regionais. Após um período a lesão inicial cura-se espontaneamente e aparecem lesões secundárias (rash cutâneo, goma sifilítica, etc.). Em suas fases tardias pode causar transtorno neurológico sério e irreversível, que felizmente após o advento do tratamento com antibióticos tem se tornado de ocorrência rara. Pode ser causa de infertilidade e abortos espontâneos repetidos.
11 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
12 Tétano: Toxinfecção produzida por uma bactéria chamada Clostridium tetani. Esta, ao infectar uma ferida cutânea, produz uma toxina (tetanospasmina) altamente nociva para o sistema nervoso que produz espasmos e paralisia dos nervos afetados. Pode ser fatal. Existe vacina contra o tétano (antitetânica) que deve ser tomada sempre que acontecer um traumatismo em que se suspeita da contaminação por esta bactéria. Se a contaminação for confirmada, ou se a pessoa nunca recebeu uma dose da vacina anteriormente, pode ser necessário administrar anticorpos exógenos (de soro de cavalo) contra esta toxina.
13 Febre reumática: Doença inflamatória produzida como efeito inflamatório anormal secundário a infecções repetidas por uma bactéria chamada estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Caracteriza-se por inflamação das articulações, febre, inflamação de uma ou mais de uma estrutura cardíaca, alterações neurológicas, eritema cutâneo. Com o tratamento mais intensivo da faringite estreptocócica, a freqüência desta doença foi consideravelmente reduzida.
14 Glomerulonefrite: Inflamação do glomérulo renal, produzida por diferentes mecanismos imunológicos. Pode produzir uma lesão irreversível do funcionamento renal, causando insuficiência renal crônica.
15 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
16 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.