INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS MAZITROM

Atualizado em 28/05/2016

Ergot: há possibilidade de ergotismo (vide precauções), quando administrados conjuntamente.

Antiácidos1: não devem ser dados simultaneamente com azitromicina, pois reduzem o pico de concentração plasmática da azitromicina em até 24%.

Varfarina: a azitromicina não alterou o efeito anticoagulante2 de dose única de 15 mg de varfarina. No entanto, quando administradas conjuntamente é recomendável monitorização rotineira do tempo de protrombina3.

Ciclosporina: não há dados sobre a interação entre azitromicina e ciclosporina. Assim, quando for necessária a coadministração, os níveis de ciclosporina devem ser monitorizados e a dose ajustada.

Digoxina: deve ser considerada a possibilidade de aumento dos níveis de digoxina, quando esta for administrada conjuntamente com azitromicina.

Teofilina, carbamazepina, cimetidina, metilprednisolona e zidovudina: não foram observadas interações farmacocinéticas significantes entre a azitromicina e estas drogas quando dadas simultaneamente.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
2 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
3 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS MAZITROM?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.