COMPOSIÇÃO NISTATINA 100.000 UI/ML

Atualizado em 28/05/2016
Cada ml contém:
Nistatina (DCB 0891.01-0) ....................100.000 UI
Veículo q.s.p. ....................1 ml

(Veículo: glicerol, sorbitol1 70%, sacarose, carboximetilcelulose, fosfato de sódio dibásico, metilparabeno, propilparabeno, edetato dissódico, álcool, aroma cereja/menta, e água purificada)

- INFORMAÇÃO  AO  PACIENTE
A Nistatina é uma substância antifúngica, indicada no tratamento de infecções2 causadas por fungos da cavidade oral3 e para a profilaxia de candidíase4 orofaríngea5.
Conservar o produto em  temperatura ambiente, entre 15 e 30
oC, protegida da luz. Manter a embalagem fechada.
O prazo de validade é de 18 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem. Nunca use medicamento com prazo de validade vencido.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez6 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se estiver amamentando.
Para aplicação da suspensão oral recomendamos que a higiene bucal seja feita de maneira adequada, incluindo os cuidados necessários com a limpeza de próteses dentárias.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como sintomas7 de diarréia8, náusea9 ou vômito10 e/ou outras reações desagradáveis.

TODO  MEDICAMENTO  DEVE  SER  MANTIDO FORA  DO  ALCANCE  DAS CRIANÇAS.

Este medicamento não deve ser utilizado por pessoas com alergia11 comprovada à Nistatina.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.

NÃO  TOME  REMÉDIO  SEM  O  CONHECIMENTO  DO  SEU  MÉDICO,  PODE  SER  PERIGOSO  PARA  SUA  SAÚDE12.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Cavidade Oral: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
4 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
5 Orofaríngea: Relativo à orofaringe.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
9 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
10 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
11 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
12 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.