INDICAÇÕES FOLIFER

Atualizado em 28/05/2016

FOLIFER (Ferro Aminoácido Quelato + Ácido Fólico) está indicado em todas as situações fisiológicas1 ou patológicas que exigem administração do Ferro e/ou Ácido Fólico como medicação preventiva ou terapêutica2. Inúmeras são as situações clinicas em que FOLIFER (Ferro Aminoácido Quelato + Ácido Fólico) pode ser prescrito, entre as quais destacamos:

• Profilaxia e tratamento da anemia ferropriva3 do pré- escolar, escolar e adolescente.

• Profilaxia e tratamento da anemia4 e ainda, na prevenção de malformações5 do tubo neural6 na gestante.

• Profilaxia e tratamento da anemia4 e complemento fólico na lactante7.

• Profilaxia e tratamento das anemias ferroprivas em crianças, adultos e idosos.

- CONTRA- INDICAÇÕES:

É contra-indicado como medicação única no tratamento da anemia perniciosa8 e outras anemias megaloblásticas decorrentes da deficiência de vitamina9 B12, por causa da presença de Ácido Fólico em sua composição. É contra-indicado aos que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
3 Anemia Ferropriva: Anemia por deficiência de ferro. É o tipo mais comum de anemia. Há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro. O fornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos.
4 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
5 Malformações: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
6 Tubo neural: Estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Durante a gestação humana, o tubo neural dá origem a três vesículas: romboencéfalo, mesencéfalo e prosencéfalo.
7 Lactante: Que produz leite; que aleita.
8 Anemia Perniciosa: Doença causada pela incapacidade do organismo absorver a vitamina B12. Mais corretamente, ela se refere a uma doença autoimune que resulta na perda da função das células gástricas parietais, que secretam ácido clorídrico para acidificar o estômago e o fator intrínseco gástrico que facilita a absorção da vitamina B12.
9 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.