PRECAUÇÕES ACICLOVIR

Atualizado em 28/05/2016
em pacientes idosos, o clearance total corporal do Aciclovir1 declina paralelamente ao clearance da creatinina2. Deve-se manter um aporte hídrico suficiente ao paciente que esteja tomando altas doses. O Aciclovir1 deve ser administrado com cautela a pacientes com insuficiência renal3, devendo a posologia ser reduzida. Um aporte hídrico suficiente deve ser assegurado. O uso do Aciclovir1 durante o período de gravidez4 deve ser considerado apenas quando os benefícios em potencial suplantem a possibilidade de riscos desconhecidos. O Aciclovir1 é excretado no leite materno, portanto, recomenda-se cautela na administração a mulheres que estejam amamentando. - Interações medicamentosas: a probenecida aumenta a vida-média do Aciclovir1 e a área sob a curva de concentração plasmática.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
2 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
3 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.