INFORMAÇÕES TÉCNICAS ADNAX

Atualizado em 28/05/2016
Características químicas e farmacológicas: cloridrato de nafazolina é uma amina simpatomimética heterocíclica, que possui potente ação vasoconstritora periférica, utilizada em aplicações locais sobre as mucosas1. A nafazolina tem ação depressora sobre a musculatura gastrintestinal, sem maior incidência2 sobre a musculatura brônquica. É facilmente absorvida por todas as vias de administração, inclusive as mucosas1, logo após sua aplicação. É indicada como descongestionante nasal para aliviar a hiperemia3 e o edema4, nos casos de rinites e sinusite5, durando este efeito de 3 a 6 horas após sua aplicação.Cloridrato de difenidramina é um anti-histamínico obtido por síntese e, como todas as substâncias desse grupo, é amina terciária. A ação fundamental do anti-histamínico é antagonizar o efeito da histamina6, por isso que, dado o papel que desempenha a histamina6 nos fenômenos anafilático e alérgico, é de esperar-se que esta substância iniba esses fenômenos. Os anti-histamínicos atuam sobre as células7 efetoras, impedindo a ação da histamina6 por mecanismo de competição. São absorvidos por via oral, retal, parenteral e pelas mucosas1; daí o uso dessa substância nos casos de rinite8 alérgica.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Hiperemia: Congestão sanguínea em qualquer órgão ou parte do corpo.
4 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
5 Sinusite: Infecção aguda ou crônica dos seios paranasais. Podem complicar o curso normal de um resfriado comum, acompanhando-se de febre e dor retro-ocular.
6 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
7 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
8 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÕES TÉCNICAS ADNAX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.