INFORMAÇÕES AO PACIENTE DESONOL

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamento - Desonol é um produto de uso tópico1, que atua como antiinflamatório e antipruriginoso nas dermatoses sensíveis aos corticosteróides.
Cuidados de armazenamento - O produto nas formas farmacêuticas de Creme, Pomada ou Loção Capilar2 deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC).
Desonol Loção Capilar2 é um produto inflamável, devendo ser mantido longe do fogo.
Prazo de validade -  Não use o medicamento se o seu prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem externa do produto.
Gravidez3 e lactação4 -  Apesar de não haver evidência de efeitos colaterais5 sobre a gravidez3, a segurança do uso de Desonol nesse período ou durante a amamentação6, ainda não foi estabelecida de modo definitivo. Informe seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se estiver amamentando.  
Cuidados de administração -  Antes e após a aplicação do medicamento, lave as mãos7 cuidadosamente. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre a freqüência de aplicação e
a duração do tratamento.
Não use este medicamento em maior quantidade ou por maior tempo que o determinado pelo médico.
Não deixe entrar em contato com os olhos8, nem utilize o produto nas áreas próximas aos mesmos. Se acidentalmente o medicamento entrar em contato com os olhos8, lave-os com bastante água.  
A área da pele9 em tratamento não deve ser envolta em bandagens ou qualquer outra cobertura oclusiva, a menos que seja indicado pelo médico. Se o médico indicar o uso de curativo oclusivo, tenha certeza de que sabe como aplicá-lo.
A loção capilar2 não deve ser usada em outras áreas do corpo, para as quais o uso do creme ou da pomada é mais indicado.
Interrupção do tratamento -  A interrupção do tratamento deve ser gradativa à medida que os sintomas10 forem desaparecendo; siga a orientação do médico.
 Reações adversas -  Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: prurido11, vermelhidão ou qualquer irritação local não existente antes do uso do produto.

      TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
 

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Capilar: 1. Na medicina, diz-se de ou tubo endotelial muito fino que liga a circulação arterial à venosa. Qualquer vaso. 2. Na física, diz-se de ou tubo, em geral de vidro, cujo diâmetro interno é diminuto. 3. Relativo a cabelo, fino como fio de cabelo.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
6 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
7 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
8 Olhos:
9 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
10 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
11 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.