CARACTERÍSITICAS DIUPRESS

Atualizado em 28/05/2016


DIUPRESS® é uma associação de um diurético1 benzodiazepínico à clortalidona cuja fórmula é:
e o cloridrato de Amilorida que é pirazinoil-guanidina, cuja fórmula é:

A Clortalidona, diurético1 de ação prolongada, com excelente efeito hipotensor, é a droga recomendada na literatura como primeiro, e na grande maioria das vezes, único fármaco2 a ser utilizado no tratamento da hipertensão arterial3 de qualquer etiologia4. A associação de clortalidona a amilorida, constante no DIUPRESS® contorna o principal incoveniente do uso da clortalidona a longo prazo, ou seja, o surgimento da hipopotassemia5. Assim, a Amilorida evita a troca de sódio por potássio no túbulo renal6, impede a perda excessiva de potássio e reforça a desejada ação natriurética, reforçando o efeito hipotensor da clortalidona.
     

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diurético: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
2 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
3 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
4 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
5 Hipopotassemia: Concentração sérica de potássio inferior a 3,5 mEq/l. Pode ocorrer por alterações na distribuição de potássio (desvio do compartimento extracelular para intracelular) ou de reduções efetivas no conteúdo corporal de potássio por uma menor ingesta ou por perda aumentada. Fraqueza muscular e arritimias cardíacas são os sinais e sintomas mais comuns, podendo haver também poliúria, polidipsia e constipação. Pode ainda ser assintomática.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.

Tem alguma dúvida sobre CARACTERÍSITICAS DIUPRESS?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.