INFORMAÇÕES AO PACIENTE FACYL M

Atualizado em 28/05/2016

 ·    Ação esperada do medicamento: Facyl M contém tinidazol e nitrato de miconazol em sua fórmula, que são substâncias usadas no tratamento tópico1 da tricomoníase e candidíase2 vaginal, isoladas ou mistas.·    Cuidados de armazenamento: Facyl M creme vaginal deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC) e ao abrigo da luz.
·    Prazo de validade: Não use o medicamento se o seu prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem externa do produto.
·    Gravidez3 e amamentação4: Facyl M não deverá ser utilizado durante a gravidez3 e em mulheres em fase de amamentação4, uma vez que o tinidazol atravessa a barreira placentária e está presente no leite materno. Embora não existam evidências de que o medicamento seja prejudicial durante o último estágio da gravidez3, antes de utilizá-lo o médico deverá avaliar os benefícios do tratamento contra os possíveis riscos para a mãe e o feto5. Se o medicamento for administrado durante o período de lactação6, um método alternativo para alimentação da criança deverá ser instituído. "Informe o seu médico a ocorrência de gravidez3 durante o tratamento ou após o seu término, e se estiver amamentando."
·    Cuidados de administração: "Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento."
·    Interrupção do tratamento: "Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico."
·    Reações adversas: Em casos de reações de hipersensibilidade ou irritação local, suspenda o uso do medicamento e comunique imediatamente o seu médico. "Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis."

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."

 ·    Uso com outras substâncias: Bebidas alcoólicas ou outros preparados contendo álcool não devem ser ingeridos durante e até 3 dias após o tratamento com Facyl M.
 ·    Precauções: Nos casos de tricomoníase, para uma cura clínica eficaz e prevenção de uma reinfecção, é aconselhável tratar simultaneamente a mulher e o homem, sendo os resultados ainda mais satisfatórios quando da utilização de posologia combinada, por via oral e por via tópica. "Informe o seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento."
 
"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE7."

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.