INFORMAÇÕES TÉCNICAS FAMVIR TILTAB

Atualizado em 28/05/2016

FAMVIR contém como princípio ativo o famciclovir, a forma oral de penciclovir.

Famciclovir é rapidamente convertido in vivo em penciclovir, que tem atividade demonstrada in vivo e in vitro contra os vírus1 da herpes em seres humanos, inclusive o vírus1 Varicella zoster2 e os vírus1 da herpes simplex tipo 1 e 2. O efeito antivirótico de famciclovir administrado por via oral foi demonstrado em vários estudos com animais; este efeito é devido à conversão in vivo em penciclovir. Penciclovir dirige-se às células3 infectadas pelo vírus1, onde é rápida e eficientemente convertido em trifostato (mediado via timidina quinase induzida pelo vírus1). O trifosfato de penciclovir permanece nas células3 infectadas por mais de 12 horas, onde inibe a reprodução4 de DNA virótico e tem uma meia-vida de 9, 10 e 20 horas em células3 infectadas com o vírus1 Varicella zoster2, vírus1 Herpes simplex tipo 1 e vírus1 Herpes simplex tipo 2, respectivamente. Em células3 não-infectadas tratadas com penciclovir, as concentrações de trifosfato de penciclovir são apenas escassamente detectáveis. Conseqüentemente, é improvável que células3 não-infectadas sejam afetadas por concentrações terapêuticas de penciclovir.

Penciclovir demonstrou ter atividade contra uma cepa5 do vírus1 da Herpes simplex recentemente isolada, resistente ao aciclovir6, que possui uma polimerase de DNA alterada.

Após administração oral, famciclovir é rápida e extensivamente absorvido, e rapidamente convertido no componente ativo, penciclovir. A biodisponibilidade de penciclovir após administração oral de FAMVIR é de 77%. O pico médio da concentração plasmática de penciclovir, após uma dose oral de 125mg e 250mg de famciclovir, foi de 0,8 microgramas/ml e 1,6 microgramas/ml, respectivamente, e ocorreu em um tempo médio de 45 minutos pós-dose. As curvas de concentração plasmática versus tempo de penciclovir são semelhantes após dose única e doses repetidas. A meia-vida plasmática final de penciclovir, após dose única e doses repetidas de famciclovir, é de aproximadamente 2,0 horas. Não há acúmulo de penciclovir com doses repetidas de famciclovir. Penciclovir e seu precursor 6-desoxi têm baixa ligação com as proteínas7 plasmáticas (< 20%).

Famciclovir é eliminado principalmente como penciclovir e seu precursor 6-desoxi, que são excretados sem alterações pela urina8. FAMVIR não foi detectado na urina8. A secreção tubular contribui para a eliminação renal9 do composto.

A infecção10 por herpes zoster2 não-complicada não altera significativamente a farmacocinética de penciclovir, após administração oral de FAMVIR.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Zoster: Doença produzida pelo mesmo vírus que causa a varicela (Varicela-Zóster). Em pessoas que já tenham tido varicela, o vírus se encontra em forma latente e pode ser reativado produzindo as características manchas avermelhadas, vesículas e crostas no território de distribuição de um determinado nervo. Como seqüela pode deixar neurite, com dores importantes.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
5 Cepa: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
6 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
7 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
8 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
9 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
10 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÕES TÉCNICAS FAMVIR TILTAB?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.