POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO GENTAMICINA

Atualizado em 28/05/2016
adultos (com função renal1 normal): 3 mg/kg/dia dividido em 3 doses iguais (via intramuscular) a cada 8 horas. Em infecções2 mais graves podem ser administrados até 5 mg/kg/dia divididos em 4 doses iguais. Crianças: 6 a 7,5 mg/kg/dia divididos em 2 doses iguais (via intramuscular) a cada 8 horas. Neonatos3 e prematuros: 5 mg/kg/dia divididos em 2 doses iguais (via intramuscular) a cada 12 horas. A duração do tratamento é em geral de 7 a 10 dias. Por via intravenosa são recomendadas as mesmas doses, porém para casos mais graves e diluídas em cerca de 50 a 200 ml de Solução Isotônica4 Salina ou Solução de Glicose5 a 5% em infusão por um tempo superior a 30 minutos e no máximo por 2 horas. As doses para pacientes6 com disfunção renal1 devem ser ajustadas através da monitoração da concentração sérica da Gentamicina; recomenda-se aumentar o intervalo entre as doses e/ou relacionar a concentração sérica de creatinina7 com a meia-vida da Gentamicina. - Superdosagem: nestes casos recomenda-se a hemodiálise8 peritoneal e tratamento sintomático9.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Neonatos: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
4 Isotônica: Relativo à ou pertencente à ação muscular que ocorre com uma contração normal. Em química, significa a igualdade de pressão entre duas soluções.
5 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
6 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
7 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
8 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
9 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.