INFORMAÇÃO AO PACIENTE MEBENDAZOL

Atualizado em 28/05/2016

O Mebendazol é um anti-helmintico1, indicado no tratamento da ascaridíase, conhecida popularmente como 'lombriga' e outros vermes nematódeos.
Conservar a embalagem fechada, em temperatura ambiente, entre 15 e 30o C, protegida da luz. Agitar antes de usar.

O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Não utilize medicamento vencido.
Não se aconselha o uso de Mebendazol Suspensão Oral durante a gravidez2, especialmente no primeiro trimestre. O produto não deve ser utilizado durante a amamentação3. Informe seu médico se estiver grávida ou amamentando.
As pessoas alérgicas ao mebendazol ou a qualquer um dos componentes da fórmula, não podem usar o produto.
Siga corretamente a orientação médica, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico sobre a aparecimento de reações desagradáveis ou distúrbios gastrintestinais como a diarréia4, náuseas5 ou vômitos6.
O Mebendazol Suspensão Oral é, em geral, bem tolerado. Contudo, quando há grande eliminação de vermes, podem ocorrer dor abdominal e diarréia4.


TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO,  PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE7.

- INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O Mebendazol é um potente anti-helmíntico1 polivalente, dotado de ação contra nematódeos e cestódeos. A par de sua tolerabilidade e toxicidade8 praticamente nula, pelo insignificante índice de absorção, é cômodo e fácil de usar graças à simplicidade
dos esquemas posológicos preconizados. Age por contato com os vermes, bloqueando a captação de glicose9, elemento vital ao seu metabolismo10 e conseqüentemente propicia sua completa eliminação. Em seres humanos, não foi demonstrada alteração nas taxas glicêmicas, nem na concentração de glicose9 nos tecidos.
O Mebendazol é pouco absorvido (aproximadamente 5 a 10%) no trato gastrintestinal, sendo que a absorção pode ser aumentada quando ingerido com alimento, especialmente alimentos ricos em gordura11. Possui meia-vida de 2,5 a 5,5 horas e tempo de pico de concentração sérica de 2 a 5 horas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Anti-helmíntico: Diz-se da substância ou produto que combate vermes.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
4 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
5 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
6 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
8 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
9 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
10 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
11 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÃO AO PACIENTE MEBENDAZOL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.