INFORMAÇÕES AO PACIENTE FUMARATO DE CETOTIFENO - XAROPE

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamento: Fumarato de cetotifeno - xarope  contendo 1 mg/5 ml de cetotifeno base - é utilizado como antiasmático e antialérgico. Cuidados de armazenamento: Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC).
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa do produto. Não use o medicamento com prazo de validade vencido.
Gravidez1 e lactação2: Embora o cetotifeno não apresente efeito sobre a gravidez1 nas doses toleradas por animais, não foi estabelecida sua segurança na gravidez1 humana. O cetotifeno é excretado no leite materno; portanto, as mães que recebem Fumarato de cetotifeno não devem amamentar. Informe seu médico a ocorrência de gravidez1 durante o tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
Cuidados de administração: Na prevenção de asma3 brônquica, podem transcorrer várias semanas de tratamento para atingir-se o efeito terapêutico completo. Recomenda-se, portanto, que os pacientes que não respondam adequadamente dentro de algumas semanas sejam mantidos em tratamento com o produto durante dois ou três meses, no mínimo. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento: Se for necessário interromper o tratamento com Fumarato de cetotifeno, isso deverá ser feito regressivamente durante um período de duas a quatro semanas. Os sintomas4 da asma3 podem reaparecer. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas: Informe ao médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, como sedação5, boca6 seca, tontura7, insônia, nervosismo e outras.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão com outras substâncias: O produto pode aumentar os efeitos de depressores do sistema nervoso central8, de anti-histamínicos e do álcool.
Contra-indicações  e Precauções: O produto é contra-indicado a pacientes alérgicos ao cetotifeno  ou a outros componentes da fórmula. Nos primeiros dias de tratamento com Fumarato de cetotifeno, as reações dos pacientes podem ser diminuídas. Por isso, é necessário cautela ao dirigir veículo e/ou operar máquinas. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. O conteúdo de carboidratos no xarope deve ser levado em consideração nos pacientes diabéticos.


Atenção: Para se obter melhores resultados no tratamento da asma3 é indispensável seguir as instruções do médico. O tratamento com Fumarato de cetotifeno deve ser regular e contínuo, pois sua função é prevenir futuros ataques de asma3, diminuindo a freqüência, a gravidade e a duração desses ataques. Fumarato de cetotifeno não tem nenhuma ação sobre as crises já estabelecidas; por essa razão, seu médico provavelmente o prescreveu associado a outros medicamentos. Seu médico também indicará quando você poderá diminuir ou suspender esses medicamentos. Lembre-se: a absoluta condição para o êxito do tratamento com Fumarato de cetotifeno é tomá-lo regularmente.


NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE9.


- INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
6 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
7 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
8 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.