INFORMAÇÕES A PACIENTE NISTATINA

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamento: Nistatina creme vaginal é um antibiótico utilizado para o tratamento de infecções1 vaginais causadas por fungos sensíveis à Nistatina, Candida albicans (monília ou sapinho) e outros da mesma espécie. Cuidados de armazenamento: Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e        30 ºC).
Prazo de validade: Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem externa do produto.
Gravidez2 e lactação3: Informe seu médico a ocorrência de gravidez2 durante o tratamento ou após o seu término e se estiver amamentando. O produto poderá ser usado durante a gravidez2 quando indicado pelo seu médico e se todos os cuidados com a introdução de aplicadores forem tomados. Durante a gestação, deve-se ter cuidado no sentido de evitar pressão excessiva do aplicador contra o colo uterino4.
Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico respeitando sempre a freqüência de aplicações e a duração do tratamento. Veja o item "Modo de usar" a fim de utilizar o medicamento corretamente.
Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. O tratamento deverá ser mantido pelo prazo recomendado pelo seu médico e não deve ser interrompido durante o período de menstruação5.
Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. O produto é praticamente atóxico, porém se ocorrer irritação seu médico deverá ser informado.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Interações com outras substâncias: Desconhecemos a interação com outros medicamentos.
Contra-indicações e Precauções Higiênicas: Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.
A fim de afastar a possibilidade de reinfecção, deve-se observar rigorosa higiene pessoal. As mãos6 devem ser cuidadosamente lavadas antes de se aplicar o medicamento.

Além das medidas higiênicas habituais, as seguintes precauções são de grande vantagem para prevenir reinfecção: 1) Após urinar, não friccionar o papel higiênico ao enxugar. 2) A fim de evitar uma possível propagação de germes do ânus7 para a vagina8, após evacuar, cuidar para que o papel higiênico possivelmente infectado não entre em contato com o genital. 3) Toalhas e lençóis, assim como roupa íntima devem ser mudados diariamente e lavados com detergente. 4) Enquanto persistir a infecção9, existe a possibilidade de propagação a outras pessoas.
NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE10.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Colo Uterino: Porção compreendendo o pescoço do ÚTERO (entre o ístmo inferior e a VAGINA), que forma o canal cervical.
5 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
6 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
7 Ânus: Segmento terminal do INTESTINO GROSSO, começando na ampola do RETO e terminando no ânus.
8 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
9 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
10 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.