
INFORMAÇÕES A PACIENTE NISTATINA
Ação esperada do medicamento: Nistatina creme vaginal é um antibiótico utilizado para o tratamento de infecções1 vaginais causadas por fungos sensíveis à Nistatina, Candida albicans (monília ou sapinho) e outros da mesma espécie. Cuidados de armazenamento: Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC).
Prazo de validade: Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem externa do produto.
Gravidez2 e lactação3: Informe seu médico a ocorrência de gravidez2 durante o tratamento ou após o seu término e se estiver amamentando. O produto poderá ser usado durante a gravidez2 quando indicado pelo seu médico e se todos os cuidados com a introdução de aplicadores forem tomados. Durante a gestação, deve-se ter cuidado no sentido de evitar pressão excessiva do aplicador contra o colo uterino4.
Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico respeitando sempre a freqüência de aplicações e a duração do tratamento. Veja o item "Modo de usar" a fim de utilizar o medicamento corretamente.
Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. O tratamento deverá ser mantido pelo prazo recomendado pelo seu médico e não deve ser interrompido durante o período de menstruação5.
Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. O produto é praticamente atóxico, porém se ocorrer irritação seu médico deverá ser informado.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Interações com outras substâncias: Desconhecemos a interação com outros medicamentos.
Contra-indicações e Precauções Higiênicas: Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.
A fim de afastar a possibilidade de reinfecção, deve-se observar rigorosa higiene pessoal. As mãos6 devem ser cuidadosamente lavadas antes de se aplicar o medicamento.
Além das medidas higiênicas habituais, as seguintes precauções são de grande vantagem para prevenir reinfecção: 1) Após urinar, não friccionar o papel higiênico ao enxugar. 2) A fim de evitar uma possível propagação de germes do ânus7 para a vagina8, após evacuar, cuidar para que o papel higiênico possivelmente infectado não entre em contato com o genital. 3) Toalhas e lençóis, assim como roupa íntima devem ser mudados diariamente e lavados com detergente. 4) Enquanto persistir a infecção9, existe a possibilidade de propagação a outras pessoas.
NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE10.