PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS NISTATINA

Atualizado em 28/05/2016
Gerais:Caso ocorra irritação ou hipersensibilidade à Nistatina     o tratamento deve ser suspenso.
É recomendado a utilização de esfregaço de KOH, culturas ou outros meios para confirmar o diagnóstico1 de candidíase2 vaginal e para afastar infecções3 causadas por outros patógenos.
No caso de ausência de resposta ao tratamento, os métodos acima mencionados devem ser repetidos.
Outros organismos patogênicos comumente associados com vulvovaginite4 (Trichomonas vaginalis e Haemophilus vaginalis) não respondem à Nistatina.
A paciente deve ser informada pelo médico sobre a conduta a respeito de duchas vaginais ou relações sexuais durante o tratamento, bem como sobre cuidados com a roupa, por causa da possível secreção vaginal.
Carcinogênese, Mutagênese, Comprometimento da Fertilidade:
Não foram realizados estudos a longo prazo em animais para avaliar o potencial carcinogênico da Nistatina, nem estudos para determinar seu efeito mutagênico da fertilidade em animais machos e fêmeas.
Gravidez5:
Não houve relatos de que o uso de Nistatina via vaginal por mulheres grávidas aumente o risco de anormalidades fetais ou que afete o crescimento posterior, o desenvolvimento e a maturação funcional da criança.
O uso de Nistatina creme vaginal só deve ser prescrito pelo médico, que estabelecerá se os benefícios para a mãe justificam o potencial risco para o feto6.  

 - INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
Não há relatos de interações da Nistatina creme vaginal com outros medicamentos.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Vulvovaginite: Inflamações na região da vulva e da vagina.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.