PRECAUÇÕES/ADVERTÊNCIAS SINTOMICETINA

Atualizado em 28/05/2016

O cloranfenicol pode causar discrasias sanguíneas. Tem sido observado trombocitopenia1, anemia2 hipoplástica, entretanto, a reação mais grave é a anemia2 aplástica que pode ser fatal. Isso pode ocorrer mesmo quando se administra por um curto período de tempo como um fenômeno de hipersensibilidade ou pela administração prolongada. Também foram relatadas discrasias sanguíneas associadas com a administração tópica de cloranfenicol.Deve-se realizar exames hematológicos periódicos nos pacientes tratados com cloranfenicol, especialmente em tratamentos prolongados.
Sempre que possível, o cloranfenicol deve ser administrado por via oral. Sempre que possível, o tratamento com cloranfenicol não deve exceder duas semanas e deve-se evitar o uso simultâneo de drogas que afetem as funções da medula óssea3.
O metabolismo4 e a eliminação do cloranfenicol em pacientes com disfunção renal5 e hepática6 estão diminuídos e portanto, nestes pacientes as doses deverão ser ajustadas de acordo com cada caso.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
2 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
3 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.