PRECAUÇÕES XALATAN

Atualizado em 28/05/2016
quando o paciente estiver fazendo uso de outro colírio1, utilizá-lo com um intervalo de pelo menos 5 minutos após o uso de Xalatan. Da mesma maneira que ocorre com outras preparações oculares, a instilação de Xalatan pode embaçar transitoriamente a visão2. A administração de Xalatan não deve exceder uma dose diária, uma vez que foi demonstrado que uma freqüência maior na administração diminui o efeito de redução da pressão intra-ocular. - Gravidez3 e lactação4: Xalatan não aumenta a incidência5 espontânea de defeitos congênitos6, mas tem efeitos farmacológicos prejudiciais potenciais em relação ao curso da gravidez3, para o feto7 ou recém-nascido. Xalatan deve apenas ser usado durante a gravidez3 apenas se o benefício previsto justificar o risco potencial para o feto7. O latanoprost e seus metabólitos8 podem passar para o leite materno; portanto, Xalatan deve ser usado com cautela em mulheres lactantes9. - Uso pediátrico: a segurança e a eficácia deste produto em crianças não foi estabelecida. - Interações medicamentosas: estudos in vitro mostraram que ocorre precipitação quando colírios contendo timerosal são misturados com Xalatan. Se tais produtos forem utilizados, o colírio1 deve ser administrado com um intervalo de, no mínimo, cinco minutos. No caso de terapia combinada10, os colírios devem ser administrados com um intervalo mínimo de cinco minutos. Interações com outras medicações não foram investigadas.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Colírio: Preparação farmacológica líquida na qual se encontram dissolvidas diferentes drogas que atuam na conjuntiva ocular.
2 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
6 Defeitos congênitos: Problemas ou condições que estão presentes ao nascimento.
7 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
8 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
9 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
10 Terapia combinada: Uso de medicações diferentes ao mesmo tempo (agentes hipoglicemiantes orais ou um agente hipoglicemiante oral e insulina, por exemplo) para administrar os níveis de glicose sangüínea em pessoas com diabetes tipo 2.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.