POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO SLOW-K

Atualizado em 28/05/2016
para prevenção de hipocalemia1: 2 a 3 drágeas2 por dia (16-24 mEq de K+). Para correção de hipocalemia1: 5 a 12 drágeas2 por dia (40-100 mEq de K+), conforme a concentração plasmática inicial de potássio. Verificar a resposta ao tratamento através da avaliação periódica da concentração potássica. As drágeas2 deverão ser tomadas após as refeições, com a ajuda de bastante líquido. Não quebrar, mastigar ou chupar as drágeas2. Após a liberação do cloreto de potássio, o excipiente insolúvel será eliminado através das fezes. - Superdosagem: a hipercalemia3 se caracteriza por problemas cardiovasculares (alterações no ECG, arritmia4, bloqueio de ramo, fibrilação ventricular) e neuromusculares (parestesias5, convulsões, paralisia6 respiratória). Inativar o potássio em excesso por indução de vômito7, lavagem gástrica8 e clister de sulfonato de poliestireno sódico ou outra resina trocadora de cátions.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipocalemia: Concentração sérica de potássio inferior a 3,5 mEq/l. Pode ocorrer por alterações na distribuição de potássio (desvio do compartimento extracelular para intracelular) ou de reduções efetivas no conteúdo corporal de potássio por uma menor ingesta ou por perda aumentada. Fraqueza muscular e arritimias cardíacas são os sinais e sintomas mais comuns, podendo haver também poliúria, polidipsia e constipação. Pode ainda ser assintomática.
2 Drágeas: Comprimidos ou pílulas contendo preparado farmacêutico.
3 Hipercalemia: É a concentração de potássio sérico maior que 5.5 mmol/L (mEq/L). Uma concentração acima de 6.5 mmol/L (mEq/L) é considerada crítica.
4 Arritmia: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
5 Parestesias: São sensações cutâneas subjetivas (ex.: frio, calor, formigamento, pressão, etc.) que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação.
6 Paralisia: Perda total da força muscular que produz incapacidade para realizar movimentos nos setores afetados. Pode ser produzida por doença neurológica, muscular, tóxica, metabólica ou ser uma combinação das mesmas.
7 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.