CARACTERÍSTICAS SOMAZINA COMPRIMIDOS

Atualizado em 28/05/2016

SOMAZINA tem como princípio ativo a citicolina (CDP-colina), uma substância queestimula a biossíntese dos fosfolipídios estruturais da membrana neuronal.
A citicolina, administrada por via exógena como SOMAZINA®, tem efeitos fisiológicos
benéficos na função celular, que foram estudados e caracterizados extensivamente em
numerosos sistemas modelo. Como produto de uma fase da síntese da fosfatidilcolina a partir
da colina, a CDP-colina e os seus produtos de hidrólise (citidina e colina) desempenham
papéis importantes na produção dos fosfolipídios envolvidos na formação e reparação das
membranas. Contribuem também para funções críticas como a formação dos ácidos nucleicos,
das proteínas1 e da acetilcolina2.
A citicolina administrada como SOMAZINA® evita, reduz ou reverte os efeitos da isquemia3
e/ou hipóxia4 na maior parte dos modelos animais e celulares estudados e atua nas formas de
traumatismo5 craniano, diminui e limita a lesão6 da membrana das células nervosas7, restabelece
a sensibilidade e a função das enzimas reguladoras intracelulares e acelera a reabsorção do
edema8 cerebral.
Assim, as consideráveis evidências acumuladas apóiam a utilização da citicolina para
aumentar a manutenção e a reparação das membranas e a função neuronal em situações como
a isquemia3 e lesões9 traumáticas.
Outro importante uso para a SOMAZINA® está no tratamento de danos degenerativos10 da
senilidade e doença vascular11 crônica.
Em pacientes com isquemia3 cerebral crônica, a citicolina aumenta substancialmente a escala
evolutiva cognitiva12, enquanto em pacientes com demência13 senil, diminui a evolução da
doença.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Acetilcolina: A acetilcolina é um neurotransmissor do sistema colinérgico amplamente distribuído no sistema nervoso autônomo.
3 Isquemia: Insuficiência absoluta ou relativa de aporte sanguíneo a um ou vários tecidos. Suas manifestações dependem do tecido comprometido, sendo a mais frequente a isquemia cardíaca, capaz de produzir infartos, isquemia cerebral, produtora de acidentes vasculares cerebrais, etc.
4 Hipóxia: Estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos que pode ocorrer por diversos fatores, tais como mudança repentina para um ambiente com ar rarefeito (locais de grande altitude) ou por uma alteração em qualquer mecanismo de transporte de oxigênio, desde as vias respiratórias superiores até os tecidos orgânicos.
5 Traumatismo: Lesão produzida pela ação de um agente vulnerante físico, químico ou biológico e etc. sobre uma ou várias partes do organismo.
6 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
7 Células Nervosas: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO.
8 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
9 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
10 Degenerativos: Relativos a ou que provocam degeneração.
11 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
12 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
13 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.