CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E FARMACOLÓGICAS ZENAPAX

Atualizado em 28/05/2016
ZenapaxÒ (Daclizumab) contém daclizumab, um anticorpo1 anti-Tac IgG1 humanizado, recombinante, que atua como antagonista2 de receptor de interleucina-2 (IL-2). Daclizumab se liga com alta especificidade às sub-unidades alfa, ou Tac, do complexo receptor de alta afinidade da IL-2 (expressado em células3 T ativadas) e inibe a ligação à IL-2 como também sua atividade biológica. A administração de ZenapaxÒ (Daclizumab) inibe a ativação da IL-2 mediada por linfócitos, um caminho crítico na resposta imunológica humana, envolvida na rejeição do aloenxerto.
Na dosagem recomendada, o daclizumab satura o receptor Tac durante aproximadamente 120 dias. Não foram detectados anticorpos4 que afetem a eficácia, segurança, níveis séricos de daclizumab e quaisquer outros parâmetros clínicos examinados.
Não foram observadas mudanças significativas na quantidade de linfócitos circulantes ou de fenótipos celulares, através da análise de classificação de células3 fluorescentes ativadas (FACS), a não ser a diminuição transitória esperada de células3 Tac positivas.
ZenapaxÒ (Daclizumab) demonstrou superioridade, estatisticamente significativa em relação ao placebo5, reduzindo a taxa de rejeição aguda do aloenxerto renal6 nos 6 meses pós-transplante, conforme confirmado através de biopsia7. Não foi observada recidiva8 de rejeição.
Em um estudo Fase III, foi observado um aumento significativo nas taxas de sobrevida9 dos pacientes nos 6 e 12 meses pós-transplante, no grupo ZenapaxÒ (Daclizumab), quando comparado ao grupo placebo5.
A função renal6, medida de acordo com as taxas de filtração glomerular (GFR), foi significativamente melhor nos grupos tratados com ZenapaxÒ (Daclizumab), quando comparada aos grupos tratados com placebo5, nos 6 meses iniciais pós-transplante.
Os pacientes do grupo ZenapaxÒ (Daclizumab) receberam terapia anti-linfocítica como tratamento da rejeição aguda em menor freqüência, quando comparados ao grupo placebo5.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Anticorpo: Proteína circulante liberada pelos linfócitos em reação à presença no organismo de uma substância estranha (antígeno).
2 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
5 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
7 Biópsia: 1. Retirada de material celular ou de um fragmento de tecido de um ser vivo para determinação de um diagnóstico. 2. Exame histológico e histoquímico. 3. Por metonímia, é o próprio material retirado para exame.
8 Recidiva: 1. Em medicina, é o reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência. 2. Em direito penal, significa recaída na mesma falta, no mesmo crime; reincidência.
9 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.