INFORMAÇÕES TÉCNICAS SECZOL

Atualizado em 28/05/2016

Modo de ação:
O tioconazol é um agente imidazólico sintético de amplo aspectro antifúngico, incluindo ação contra dermatófitos1, Malassezia furfur e Candida albicans. Possui também atividade "in vitro"contra bactérias Gram-positivas. O mecanismo de ação exato dos derivados  imidazólicos é desconhecido. Eles possuem ação fungistática, podendo ser fungicidas dependendo da concentração. Estudos clínicos comprovaram a eficácia e a segurança do uso de tioconazol  no tratamento da candidíase2 vaginal.
O tinidazol é um derivado imidazólico ativo contra protozoários3 e bactérias anaeróbias obrigatórias. É altamente eficaz frente a dois  dos principais agentes causadores das vulvovaginites: Trichomonas vaginalis e Gardnerella vaginalis.
Estudos comprovam que a Candida albicans, o Trichomonas vaginalis e a Gardnerella vaginalis, isoladamente ou associados, foram os germes mais frequentemente encontrados em mulheres adultas portadoras de vulvovaginites infecciosas. Como até o momento não contamos com um agente antiinfeccioso com capacidade de tratar simultaneamente estes germes, e como muitas vezes o médico necessita instituir a terapêutica4 antes mesmo da confirmação do diagnóstico5 pelo exame microbiológico6, a associação tinidazol/tioconazol se justifica plenamente.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Dermatófitos: Qualquer fungo microscópico que parasita a pele, as unhas ou os pelos.
2 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
3 Protozoários: Filo do reino animal, de classificação suplantada, que reunia uma grande parcela dos seres unicelulares que possuem organelas celulares envolvidas por membrana. Atualmente, este grupo consiste em muitos e diferentes filos unicelulares incorporados pelo reino protista.
4 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Microbiológico: Referente à microbiologia, ou seja, à especialidade biomédica que estuda os microrganismos patogênicos, responsáveis pelas doenças infecciosas, englobando a bacteriologia (bactérias), virologia (vírus) e micologia (fungos).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.