PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS DORLESS

Atualizado em 28/05/2016

Gerais: O uso de Cloridrato de  Tramadol deverá ser feito com cautela em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade aos opiáceos.Deve ser usado com cuidado em pacientes que tenham apresentado convulsões anteriormente, em pacientes muito jovens, idosos ou muito debilitados.
Deve-se medir periodicamente a pressão arterial1, o pulso e a freqüência respiratória, sobretudo em pacientes que recebem doses mais elevadas.
DORLESS não é indicado para tratamento da síndrome2 aguda de retirada de narcóticos.
Existe tolerância cruzada com outros opióides.
Gravidez3: DORLESS somente deverá ser utilizado durante a gravidez3 quando houver indicação médica expressa, levando-se em consideração uma cuidadosa avaliação do risco/ benefício.
Caso o tratamento com opióides seja indicado durante a gravidez3, a administração do produto deve limitar-se a dose única. A duração do tratamento durante a gravidez3 deve ser a menor possível, para evitar risco de dependência e sintomas4 de abstinência no neonato5.
Amamentação6: DORLESS é excretado no leite materno e pode causar efeitos indesejáveis nos lactentes7. Pode ser necessária a troca do medicamento ou interrupção da amamentação6.
Pediatria: Não existem estudos disponíveis relacionando a idade com os efeitos do DORLESS em pacientes com menos de 14 anos de idade. A segurança e a eficácia ainda não foram estabelecidas.

- INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
O uso simultâneo de Cloridrato de  Tramadol e substâncias que agem sobre o sistema nervoso central8 ou álcool pode levar à potencialização das reações adversas relativas ao sistema nervoso central8.
Casos isolados de convulsões foram observados em paciente recebendo concomitantemente medicações neurolépticas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Neonato: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
6 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
7 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
8 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.