INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DOXICICLINA UNIÃO QUÍMICA

Atualizado em 28/05/2016
Em virtude das tetraciclinas demonstrarem deprimir a atividade protrombínica do plasma1, pacientes que estiverem tomando anticoagulantes2 poderão necessitar de uma redução na dosagem dos mesmos.Houve relatos isolados de que o uso concomitante de tetraciclinas e contraceptivos orais pode reduzir a eficácia destes últimos.
Tendo em vista que as drogas bacteriostáticas podem interferir na ação bactericida da penicilina, é aconselhável evitar-se  a administração de Doxiciclina juntamente com penicilina.
Pacientes que estejam sob tratamento com Doxiciclina não devem ser tratados com antiácidos3 que contenham alumínio, cálcio, magnésio ou preparações que contenham ferro e sais de bismuto, uma vez que estes prejudicam a absorção das tetraciclinas. Álcool, barbitúricos, carbamazepina e fenitoína diminuem a meia-vida da Doxiciclina.
O uso concomitante de tetraciclinas e metoxiflurano (Pentrane) tem causado toxicidade4 renal5 fatal. A duração do tratamento depende do tipo de injeção6 para a qual está sendo administrado.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
2 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
3 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
4 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.

Tem alguma dúvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DOXICICLINA UNIÃO QUÍMICA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.