INFORMAÇÕES TÉCNICAS LONCORD

Atualizado em 28/05/2016

    A nifedipina, substância ativa de Loncord, derivado diidropiridínico, é potente inibidor da entrada patológica de cálcio nas células1 da musculatura cardíaca e lisa, e da musculatura vascular2 periférica. A liberação prolongada da substância ativa no organismo permite a manutenção de um nível constante de atividade com administrações a intervalos de até 12 horas. Em virtude da redução da resistência vascular2 periférica pela ação vasodilatadora da nifedipina, observam-se efeito anti-hipertensivo e eficácia antianginosa, associada a boa tolerabilidade. O efeito coronariodilatador da nifedipina provoca melhora do suprimento de oxigênio ao miocárdio3. A nifedipina é rápida e quase completamente absorvida. A concentração plasmática máxima é alcançada após 1,5 a 4,2h da administração de Loncord retard. A ingestão simultânea de alimento retarda, mas não reduz a absorção. A nifedipina é excretada na forma de seus metabólitos4 predominantemente por via renal5, e cerca de 5-15% por via biliar nas fezes.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
3 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
4 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.