INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS LONCORD

Atualizado em 28/05/2016

O efeito anti-hipertensivo de Loncord 20mg e 40mg pode ser potencializado por outras drogas anti-hipertensivas. Monitorização cuidadosa do paciente está indicada quando da administração simultânea de nifedipina e betabloqueadores, pois pode ocorrer hipotensão1 significativa; também é conhecido o fato de que pode se desenvolver insuficiência cardíaca2, em casos isolados. O uso associado de nifedipina e digoxina pode levar ao aumento do nível plasmático da digoxina. Se necessário, a dose de glicosídeo deve ser reduzida. Observou-se no uso concomitante de nifedipina e quinidina uma queda do nível de quinidina, assim como após a interrupção da nifedipina, um aumento do nível plasmático de quinidina. Portanto, no caso de adição ou interrupção da nifedipina no tratamento  com quinidina, a concentração desta deve ser monitorizada, e o ajuste da dose pode ser necessário. A cimetidina e, em menor extensão, a ranitidina aumentam o nível plasmático da nifedipina, o que potencializa o seu efeito anti-hipertensivo. A ingestão concomitante de suco de laranja inibe o metabolismo3 oxidativo da nifedipina, aumentando as concentrações plasmáticas, que podem causar maior efeito hipotensor.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
2 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
3 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.