INFORMAÇÃO TÉCNICA CLOPIXOL DEPOT

Atualizado em 28/05/2016

Efeitos farmacológicos e modo de ação:
O CLOPIXOL Depot é um derivado tioxanteno com pronunciado efeito antipsicótico e específico efeito depressor. O efeito sedativo inespecífico termina após algumas semanas de tratamento.
O efeito antipsicótico dos neurolépticos1 é normalmente relacionado à capacidade deles bloquearem os receptores de dopamina2, o que parece desencadear uma cadeia de reações já que outros sistemas neurotransmissores também são influenciados.
O efeito depressor específico do CLOPIXOL Depot o torna particularmente útil no tratamento de pacientes psicóticos agitados, inquietos, hostis ou agressivos.

CLOPIXOL Depot tem uma duração de ação consideravelmente prolongada. CLOPIXOL Depot permite tratamento antipsicótico contínuo especialmente naqueles pacientes resistentes a tomar a medicação oral que lhes é prescrita. Assim, CLOPIXOL Depot previne as freqüentes recaídas causadas pela falha no uso da medicação oral.

Farmacocinética
Os estudos clínicos e farmacocinéticos do CLOPIXOL Depot têm demonstrado que a aplicação das injeções devem ser feitas a intervalos de 2 à 4 semanas. Após a injeção3, o decanoato de zuclopentixol sofre uma quebra enzimática para o componente ativo, o zuclopentixol e ácido decanóico. A concentração sérica máxima de zuclopentixol  é alcançada ao final da primeira semana após a injeção3 de CLOPIXOL Depot. A curva de concentração sérica declína então exponencialmente e a meia-vida é de 19 dias. Seus metabólitos4 são desprovidos de atividade psicofarmacológico. A excreção se dá principalmente através das fezes, mas também, em alguma medida através da urina5. O zuclopentixol atravessa a barreira placentária e passa para o leite materno em quantidades pequenas. Farmacologicamente, uma dose de 200 mg a cada 2 semanas de CLOPIXOL Depot é equivalente a uma dose diária oral de 25 mg de CLOPIXOL.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Neurolépticos: Medicamento que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso, tranquilizante, psicoléptico.
2 Dopamina: É um mediador químico presente nas glândulas suprarrenais, indispensável para a atividade normal do cérebro.
3 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
4 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
5 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.