INFORMAÇÕES TÉCNICAS CALCICHELL

Atualizado em 28/05/2016

O Cálcio é essencial para a integridade funcional dos sistemas nervoso, muscular e esquelético. É um elemento indispensável ao organismo, participando da formação do tecido ósseo1 e da dentina durante o período de crescimento, além de intervir ativamente em outros processos de vital importância para o corpo humano2. Ele intervem na função cardíaca normal, renal3, respiração, coagulação4 sangüínea e na permeabilidade5 capilar6 da membrana celular7. Ajuda a regular a liberação e armazenamento de neurotransmissores e hormônios; na captação e união de aminoácidos; na absorção de vitamina8 B12 e na secreção gástrica.

O Cálcio é primeiramente absorvido no intestino delgado9 sob forma ionizada, necessitando de mecanismos ativos para que esta absorção ocorra. O Cálcio utilizado para a preparação de CALCICHELL (Cálcio Aminoácido Quelato) apresenta-se sob a forma de Quelato, como afirmado anteriormente, sendo assim, não é ionizado na luz intestinal, utilizando-se de mecanismos já existentes no próprio organismo para a absorção dos aminoácidos, atingindo um bioaproveitamento de 44%, duas vezes maior que a absorção dos sais comuns de melhor qualidade. A utilização de Cálcio na forma de Aminoácido Quelato é justificada devido a diversos fatores, tais como:

•  Estabilidade para ultrapassar a barreira digestiva, sendo absorvido intacto;

• Não reage com outros componentes da dieta;

• Absorvido no jejuno10, possui mais sítios de absorção que os sais que são absorvidos no duodeno11;

• Não estando na forma iônica, não compete com os outros metais;

• A forma de quelato com aminoácidos é muito mais compatível com os sistemas de transporte celular que as outras formas;

• São absorvidos como Quelatos e assim, permanecem até que os metabólitos12 apropriados quebrem a ligação para o uso do metal;

• Os aminoácidos resultantes do processo serão metabolizados como material nutricional comum.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tecido Ósseo: TECIDO CONJUNTIVO especializado, principal constituinte do ESQUELETO. O componente celular básico (principle) do osso é constituído por OSTEOBLASTOS, OSTEÓCITOS e OSTEOCLASTOS, enquanto COLÁGENOS FIBRILARES e cristais de hidroxiapatita formam a MATRIZ ÓSSEA.
2 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
5 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).
6 Capilar: 1. Na medicina, diz-se de ou tubo endotelial muito fino que liga a circulação arterial à venosa. Qualquer vaso. 2. Na física, diz-se de ou tubo, em geral de vidro, cujo diâmetro interno é diminuto. 3. Relativo a cabelo, fino como fio de cabelo.
7 Membrana Celular: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
8 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
9 Intestino delgado: O intestino delgado é constituído por três partes: duodeno, jejuno e íleo. A partir do intestino delgado, o bolo alimentar é transformado em um líquido pastoso chamado quimo. Com os movimentos desta porção do intestino e com a ação dos sucos pancreático e intestinal, o quimo é transformado em quilo, que é o produto final da digestão. Depois do alimento estar transformado em quilo, os produtos úteis para o nosso organismo são absorvidos pelas vilosidades intestinais, passando para os vasos sanguíneos.
10 Jejuno: Porção intermediária do INTESTINO DELGADO, entre o DUODENO e o ÍLEO. Representa cerca de 2/5 da porção restante do intestino delgado após o duodeno.
11 Duodeno: Parte inicial do intestino delgado que se estende do piloro até o jejuno.
12 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÕES TÉCNICAS CALCICHELL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.